9 em cada 10 pessoas no mundo têm preconceito contra as mulheres
O Índice de Normas Sociais de Gênero mensura como crenças sociais impedem a igualdade de gênero na política, no trabalho e na educação
Por: Isabela Alves
90% das pessoas no mundo têm alguma forma de preconceito contra as mulheres. A informação é do relatório ‘Tackling Social Norms – A game changer for gender inequalities’, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Este é o primeiro estudo do Índice de Normas Sociais de Gênero e tem como objetivo mensurar como as crenças sociais obstruem a igualdade de gênero nas áreas de política, trabalho e educação. Os dados foram coletados em 75 países, cobrindo cerca de 80% da população no mundo.
Quase metade dos entrevistados acredita que os homens são líderes políticos superiores, enquanto 40% acreditam que eles são melhores executivos de negócios e por isso merecem ter o a mais empregos, principalmente quando a economia está em declínio. Em relação à violência de gênero, 28% afirmaram que é justificável que o homem bata na sua esposa.
O estudo ainda ressaltou que esse comportamento sexista se reflete principalmente na área política, já que apenas 24% dos assentos parlamentares no mundo são ocupados por mulheres e apenas 10 mulheres são chefes de governo dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
Apenas 6% dos diretores-executivos das empresas do Índice S&P 500 do mercado de ações dos Estados Unidos são mulheres. E, mesmo quando trabalhem na mesma função que os homens, as mulheres costumam receber.
Fonte: ONU Brasil
16/03/2020 @ 15:04
[…] Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, de 1979, é a menos aceita em todos os países do mundo. Foi ratificada pelo Brasil em 1984, mas o país apresentou reservas em relação aos direitos à […]