4 em cada 10 lares são chefiados por mulheres em São Paulo

Compartilhar

Dado é do relatório ‘Mulheres e arranjos familiares na metrópole’, produzido pela Fundação SEADE. Famílias chefiadas por mulheres recebem, em média, 27% menos que as chefiadas por homens

Foto: Agência Brasil

Por: Isabela Alves

Quatro em cada dez lares (39%) da região metropolitana de São Paulo são comandados por mulheres. E, entre as mulheres que chefiam seus lares, 46% sustentam os filhos ou netos sem a presença de um cônjuge.

Os dados são do relatório ‘Mulheres e arranjos familiares na metrópole’, realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação SEADE). A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2019 e teve uma amostra de 2.100 domicílios.

O relatório também apontou que a renda média das famílias chefiadas por mulheres corresponde a R$ 2.646, 73% da renda das famílias chefiadas por homens.

Em relação aos arranjos familiares na Grande São Paulo, 36% têm o formato casal com filhos chefiado por homem; 16% são casais sem filhos, sendo a maioria chefiada por homens; e 15% são unipessoais, ou seja, pessoas vivendo sozinhas, sendo esta situação mais frequente entre as mulheres.


Compartilhar