3 mil venezuelanos vivem em prédios abandonados em Roraima
Mais de 4 milhões de venezuelanos já deixaram seu país por causa da crise política e econômica
Por: Isabela Alves
Cerca de 3 mil venezuelanos vivem em prédios abandonados em Boa Vista, município de Roraima. Os dados são da Operação Acolhida, iniciativa que cuida do fluxo migratório.
Segundo a Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes), os imigrantes estão ocupando 11 prédios públicos e privados. Além destes locais, 6,2 mil venezuelanos vivem nos 13 abrigos oficiais no estado e 25,3 mil foram para outros estados brasileiros entre abril de 2018 e novembro do ano ado.
A maior ocupação é a de um prédio antigo da Secretaria de Gestão Estratégica e istração, localizado no bairro São Francisco. Nesta instalação, vivem 568 pessoas, sendo 191 homens, 181 mulheres e 196 crianças.
Já em uma antiga sede da Secretaria Estadual de Educação, no Centro Cívico, foram contabilizados 418 moradores (140 homens, 140 mulheres e 138 crianças).
De acordo com dados da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), mais de 4 milhões de venezuelanos já deixaram seu país por causa da crise política e econômica. Deste número, 2,4 milhões estão em países da América Latina e Caribe. Dada a gravidade da situação, a ACNUR já emitiu um comunicado afirmando que os venezuelanos merecem proteção como refugiados.
Fonte: G1