Morte e vida na medicina
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil em 2018, 82,4% dos brasileiros acham que não existe sofrimento pior do que perder alguém. Além disso, 30,4% dos entrevistados disseram não saber como ou com quem falar sobre a morte.
Para falar sobre morte e vida na medicina, no Olhar da Cidadania do dia 8 de maio, recebemos Patricia de Campos Moura, psicanalista e especialista em Psicologia Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein, e Ricardo Caponero, oncologista clínico pela Associação Médica Brasileira, coordenador do Centro Avançado de Terapia de e e Medicina Integrativa (CATSMI) do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e autor do livro ‘Cuidados paliativos: conversas sobre a vida e a morte na saúde’.
Entre os assuntos abordados estão: como o ser humano enxerga a morte, a temporalidade da vida, finitude do ser humano, o papel da medicina na sociedade e a aceitação da morte.
O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo, que falou sobre as fases do luto, e as reações do ser humano à morte; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre fake news e a disseminação dessas notícias nas redes sociais.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 2h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM