Minas Gerais lança edital para fortalecimento da Economia Solidária
EditaisEdital da Sedese destina mais de R$ 1 milhão para fortalecer a autogestão de recursos e apoiar empreendimentos econômicos solidários em Minas Gerais.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese) abre edital que selecionará Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para implementar o segundo ciclo do projeto “Fundos Rotativos Solidários” (FRS). O objetivo é promover a autogestão de recursos e fortalecer empreendimentos econômicos solidários no estado.
Com mais de R$ 1 milhão em investimentos, o projeto prevê a criação de 10 Fundos Rotativos em municípios mineiros, beneficiando ao menos 100 empreendimentos vinculados aos Fóruns de Economia Popular Solidária (EPS). Esses fundos apoiarão ações como aquisição de insumos, produção, comercialização e desenvolvimento local sustentável, sendo geridos de forma colaborativa pelos participantes.
Minas Gerais é destaque no setor, com mais de 2.800 empreendimentos registrados no Cadastro Nacional da Economia Solidária (Cadsol), envolvendo cerca de 71 mil pessoas, sendo 53% mulheres e 21% pertencentes a comunidades tradicionais.
As OSCs interessadas devem apresentar propostas alinhadas aos objetivos do projeto até 19 de janeiro de 2025 e atender aos critérios do edital. Para mais informações e aqui.
O projeto reforça a importância da economia solidária para o desenvolvimento socioeconômico sustentável e a inclusão social no estado, contribuindo para os ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).