Médica cultiva jardins dentro de hospitais do CE durante pandemia
A médica e professora universitária Elodie Bomfim Hyppolito ou a cultivar jardins dentro de hospitais como forma de enfrentar a depressão e o burnout durante a pandemia

Por Ana Clara Godoi
A médica e professora universitária Elodie Bomfim Hyppolito, de 51 anos, começou a cultivar jardins dentro de hospitais durante a pandemia, como forma de enfrentar a depressão e o burnout. A prática teve início no hospital público federal onde trabalha, em Fortaleza, no Ceará, em agosto de 2020.
Nas semanas seguintes, ela ou a plantar diferentes espécies e, hoje, o Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, conta com mais de 30 espécies de plantas.
A partir do movimento liderado pela médica hepatologista, pacientes e funcionários começaram a doar as plantas, e uma arrecadação entre a equipe de transplante de fígado, da qual ela participa, reuniu cerca de R$ 5 mil para a compra de mais mudas. Agora, o hospital conta com uma sala de espera arborizada, em uma área de 60m², preenchida por 200 espécies de plantas.
Em outubro de 2021, a ideia foi levada ao Hospital São José de Doenças Infecciosas, onde Elodie atua como coordenadora do Ambulatório de Hepatites. Os funcionários do hospital estadual também realizaram uma arrecadação de R$ 5 mil para a compra de mudas.
A médica destaca a importância da iniciativa para o ambiente hospitalar. “Muitas pessoas têm receio de entrar nessa unidade de saúde com medo de contrair alguma infecção, o que, sabemos, não faz sentido. Mas elas acabam acolhidas e atraídas por aquele jardim. Após tantas tristezas na pandemia, o hospital estava precisando desse alto astral”, diz.
Fonte: Folha de S. Paulo