McDia Feliz: campanha arrecada recursos para tratamento de câncer infantil
Cultura de DoaçãoDurante o McDia Feliz, o dinheiro das vendas de sanduíches Big Mac, em restaurantes Mc Donald’s no Rio de Janeiro, será destinado a instituições de tratamento de câncer infantil; os tíquetes da campanha já estão disponíveis para venda online

Por Ana Clara Godoi
Em sua 35ª edição, a campanha McDia Feliz será realizada no dia 26 de agosto. A mobilização promove a arrecadação de recursos para o combate ao câncer infantil por meio das vendas de sanduíches Big Mac no estado do Rio de janeiro.
De acordo com as estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a doença é a responsável pelo maior número de óbitos na faixa etária de 1 a 19 aos anos. Os recursos reunidos pela iniciativa serão destinados a 72 projetos de 51 instituições que atuam na oncologia pediátrica no Brasil.
Para ampliar o o das pessoas à campanha, a Casa Ronald McDonald-RJ já iniciou a venda antecipada dos tíquetes do McDia Feliz, que estão disponíveis pelo e-commerce no valor de R$ 18,00 até o dia 22 de agosto. As compras dos tíquetes também podem ser feitas através do WhatsApp: (21) 98799-6604, com Daniela, ou (21) 98749-5026, Célia; e na secretaria da Casa Ronald-RJ, no bairro do Maracanã, de segunda a sexta das 9h às 17h.
A Presidente da Casa Ronald McDonald do Rio, Sonia Neves, ressalta a importância da campanha para a Instituição. “A parceria com o McDonald’s reforça nossa transparência e credibilidade e, dessa forma, a sociedade fica mais confiante em contribuir com os programas sociais que beneficiam as famílias de crianças e adolescentes em tratamento de câncer. O McDia Feliz é fundamental para a causa, pois, sua arrecadação representa 45% do custeio total de todas as ações desenvolvidas pela Instituição”, afirma.
Rede de solidariedade
Neste ano, o comentarista esportivo Caio Ribeiro representará a causa no Rio e a Rádio FM O Dia será a mídia oficial. O Caio é o McAmigo da campanha e atuará na mobilização em benefício de famílias de crianças e adolescentes que estão em tratamento contra o câncer nos principais hospitais públicos conveniados à Instituição.
“Para mim é um orgulho muito grande poder participar de uma campanha que ajuda tantas crianças como o McDia Feliz. Depois de tudo que ei, e contei com a colaboração e o carinho e solidariedade de muita gente, o mínimo que posso fazer e retribuir de alguma maneira. Com a cabeça erguida, com um sorriso no rosto e acreditando acima de tudo na cura dessas crianças. Tenho certeza de que a campanha vai ajudar muito nesse processo e que logo elas e eles também estarão curados”, diz o jornalista que também enfrentou a doença.
O McDia Feliz é uma campanha que contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, meta da Agenda 2030 da ONU que promove saúde e bem-estar para todos. O Observatório do Terceiro Setor apoia esta iniciativa.