Mais de 30 pessoas são internadas ao dia por tentativa de suicídio no Brasil

Direitos Humanos
Compartilhar

O Brasil ODS desta semana recebeu especialistas para falar sobre saúde mental e comportamentos suicidas. O programa de rádio também abordou pesquisa que relaciona o Transtorno de Controle de Impulso (TCI) com o aumento de comportamento suicida

Imagem: Canva

Por dia, mais de 30 pessoas são internadas por tentativa de suicídio no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede). O Brasil ODS desta quinta-feira (21) recebeu os especialistas Rodolfo Furlan Damiano e Raquel Antoniassi para falar sobre saúde mental e comportamentos suicidas.

Nesta semana, o programa abordou um estudo que mapeou fatores de risco e proteção para comportamentos suicidas. Os resultados da pesquisa, realizada no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), mostrou que pessoas portadoras de Transtornos de Controle de Impulso (TCI) têm mais chance de apresentar comportamentos suicidas.

Durante o programa, o convidado Rodolfo Furlan Damiano, médico psiquiatra e Chefe do ambulatório de depressão resistente ao tratamento, autolesão e suicidalidade do IPQ-HCFMUSP, explicou o que são os transtornos de Controle de Impulso. Damiano afirmou que os TCIs são uma série de condições psiquiátricas que representam a dificuldade de controlar impulsos e desejos, ou interromper um comportamento quando ele é iniciado. O psiquiatra participou do estudo que relacionou esse distúrbio ao suicídio.

A identificação de comportamentos suicidas foi outro ponto levantado durante o programa. Para a convidada Raquel Antoniassi, psicóloga, especialista em suicidologia e presidente da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio), o suicídio é um fenômeno multifatorial. “Às vezes, pegar um comportamento, fala ou acontecimento que talvez mobilizou um sofrimento muito intenso na pessoa, de forma isolada, não nos dizem sobre o comportamento suicida”, enfatizou Raquel.

O apresentador do Brasil ODS, Franklin Valverde, apresentou uma série de dados sobre saúde mental e suicídio ao longo do programa. De acordo com estudo “Panorama da Saúde Mental”, realizado pelo Instituto Cactus e Atlas Intel, 56% dos brasileiros nunca buscaram profissionais para lidar com a ansiedade.

Ainda no âmbito dos dados, a Gabriela Chabbouh, especialista nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e colunista do Brasil ODS, apresentou números do Relatório Luz, elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030. Gabriela apontou que, segundo o relatório, o Brasil registrou 16.406 suicídios em 2023, sendo a 3 em cada quatro deles cometidos por pessoas do sexo masculino.

Além disso, a colunista afirmou que o tema é abordado na meta 3.4 do ODS 3 (Saúde e bem-estar). Essa meta prevê, até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis via prevenção e tratamento, promover a saúde mental e o bem-estar, a saúde do trabalhador e da trabalhadora, e prevenir o suicídio, alterando significativamente a tendência de aumento. 

O Brasil ODS – Observatório no Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual. A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvir aqui no site do Observatório do Terceiro Setor.


Compartilhar