Lojas Renner S.A. destaca iniciativas na moda mais sustentável durante o Brasil Eco Fashion Week 2024

Empresas do Bem
Compartilhar

WhatsApp-Image-2024-12-10-at-10.38.14
Imagem: Lojas Renner/Divulgação

Está chegando a época do ano em que a sustentabilidade na moda ganha mais protagonismo. A partir do próximo dia 13 de dezembro começa mais uma edição do Brasil Eco Fashion Week (BEFW), evento dedicado ao desenvolvimento de uma indústria de moda com atributos sustentáveis. Patrocinadora master desde 2018, a Lojas Renner S.A. estará mais uma vez presente no evento apresentando uma série de ações, em linha com a sua atuação com a sustentabilidade. Entre elas estão desfile do Rea, palestras inspiradoras e um estande elaborado com materiais mais sustentáveis.

Um dos destaques da participação da companhia fica por conta do desfile do Rea, maior brechó online do Brasil, adquirido pela companhia em 2021. O desfile, marcado para o dia 14 de dezembro, às 17h, trará uma coleção exclusiva composta por roupas gentilmente usadas e terá como tema Histórias que vestem. Nele, cada peça em cena transcende o conceito de estilo para se tornar também um relato emocional, pronto para contar novas histórias. A iniciativa reforça o compromisso com a moda circular, destacando a reutilização de peças como uma forma essencial, aumentando a vida útil das peças.

Esta edição – que tem como objetivo fortalecer as conexões da moda brasileira com a COP 30 a ser realizada em Belém do Pará, em 2025 – traz em sua palestra de abertura o Gerente Geral de Sustentabilidade da Lojas Renner S.A., Eduardo Ferlauto. Ele vai falar, junto com outros nomes, sobre Bioeconomia e cooperação na moda. “Acabamos de retornar da COP 29 e com certeza será um momento para refletirmos enquanto sociedade o que temos feito em prol de uma moda mais sustentável. Temos de seguir impactando positivamente todo o ecossistema; este evento traduz muito do nosso compromisso e de um conhecimento que deve seguir sendo multiplicado”, afirma.

Além de Ferlauto, outros executivos da companhia participam da programação do evento, compartilhando novos olhares e experiências a respeito da sustentabilidade na moda. Em Conexões que amplificam: comportamentos emergentes e novas formas de fazer moda, Tobias Barbosa, Gerente de Pesquisa, e a pesquisadora Alice Sukiennik, recebem o Coolhunter Favela em um bate papo sobre como a pesquisa de tendências e a identificação de comportamentos emergentes são vetores para a construção de futuros com menor impacto ambiental.
Outro conteúdo é a palestra Inovação Sustentável em Moda – Zero Waste e Modelagem Digital, conduzida por Akihito Hira, Gerente de Inovação em Produto da Lojas Renner S.A., e Katia Suzuki, Diretora Comercial da Clo3D Brasil. Os executivos apresentarão como o design digital 3D está revolucionando a criação de peças, promovendo práticas com menos desperdício e contribuindo para uma cadeia produtiva mais eficiente e responsável.

Em um estande elaborado especialmente para o evento, construído com materiais mais sustentáveis, a companhia traz alguns exemplos de suas ações voltadas à sustentabilidade, aproximando essa temática da comunidade, bem como mostrando a consistência da trajetória da Lojas Renner S.A. na área.

No espaço, os participantes poderão conferir como as marcas Renner, Ashua e Youcom estão priorizando materiais mais sustentáveis na confecção das peças. Para ilustrar, haverá exposição de looks com jeans e outros produtos feitos de algodão responsável de cada uma das varejistas. Hoje, para se ter uma ideia, 8 em cada 10 peças de roupa da Renner são mais sustentáveis, o que significa que são feitas com matérias-primas e/ou processos que causam menor impacto ao meio ambiente.

Outra ativação do estande é um totem que traz a solução em 3D para criação virtual de peças. O recurso otimiza o tempo de produção, além de reduzir a necessidade de amostras e de materiais. O espaço também apresentará o recém-lançado Guia de Circularidade — uma cartilha objetiva e didática que incentiva práticas responsáveis ao longo de toda a cadeia produtiva da moda. Para completar as ações, um coletor de peças de roupas descarte estará disponível.

Conheça mais sobre seu trabalho, e o site oficial.


Compartilhar