Lista: projetos sociais que atuam na véspera de Ano Novo
VoluntariadoConheça organizações e projetos sociais que atuam em prol dos animais, da saúde mental e de pessoas com deficiência nesta véspera de Ano Novo

Por Ana Clara Godoi
As festas comemorativas de fim de ano são a razão da felicidade de muitas pessoas. No entanto, em um cenário onde 60% dos brasileiros perderam alguém para a Covid-19, muitas pessoas se sentem tristes e sozinhas na véspera de Ano Novo. Além disso, existe outro desafio presente nesta época: os fogos de artifício, que muitas vezes causam desconforto para pessoas com deficiência e até mesmo para os animais de estimação.
Por este motivo, o Observatório do Terceiro Setor fez uma lista com três organizações que irão trabalhar durante a véspera de Ano Novo e auxiliam esses grupos.
1. Cão Sem Fome
O Cão sem Fome é um projeto social localizado na Grande São Paulo que auxilia cães e gatos abandonados, proporcionando alimentação e possibilitando a adoção dos animais acolhidos. A iniciativa atende 600 animais mensalmente, por meio do trabalho voluntário e doações de ração.
Além de atuar normalmente na véspera de Ano Novo, no final do ano o Cão sem Fome lança Calendários de Mesa e Parede ilustrados com fotos e histórias de animais adotados através do projeto. Os objetos relatam a emoção de adotar e o final feliz que os animais tiveram ao ganhar uma família. A venda dos Calendários patrocina todas as ações relacionadas à saúde, como castrações e vacinas.
Para mais informações sobre os serviços prestados pela organização, e o site www.caosemfome.com.br.
2. Centro de Valorização à Vida
O Centro de Valorização à Vida (CVV) é um serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem ou precisam conversar. O serviço ocorre em total sigilo e funciona 24h em todos os dias da semana, incluindo feriados. Para entrar em contato com o CVV, disque 188 (sem custo de ligação) ou entre no site www.cvv.org.br para conversar via chat, carta ou e-mail [email protected].
3. Casa de David
A Casa de David é uma organização da sociedade civil que acolhe pessoas com deficiência intelectual, física ou autismo que foram abandonadas por suas famílias. Com duas unidades, uma em Atibaia (SP) e a outra na capital de São Paulo, a entidade atende mais de 350 pessoas e, anualmente, realiza comemorações de fim de ano, com intuito de proporcionar diversão aos pacientes.
“Temos nossa tradicional festa de final de ano que é muito emocionante para todos que estão presentes. A grande maioria dos nossos pacientes são abandonados e essa época é muito impactante, é a época em que eles se sentem verdadeiramente acolhidos e amados. A Casa de David não mede esforços para realizar o sonho dos nossos pacientes”, relata Valeska Vieira, analista de Captação de Recursos da Casa de David.
Os voluntários e médicos de plantão comemoram a virada do ano com todos os pacientes. E para proporcionar ainda mais alegria às pessoas atendidas, a Casa de David também realizou uma ceia no dia 22 de dezembro, com muita música, dança e união entre funcionários e pacientes.
As atividades realizadas por cada uma das organizações e projetos citados na Lista estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, um conjunto de metas que visam um mundo mais justo e sustentável. O principal ODS impactado pelas ações é o ODS 3 – Saúde e bem-estar.