Lista: 5 formas de ter uma festa de Natal mais sustentável
VoluntariadoÉ possível fazer escolhas conscientes para ceias, decoração e presentes para ter uma festa de Natal mais sustentável. Veja, nesta lista, cinco formas de agir com mais responsabilidade socioambiental nesta época

Por: Juliana Lima
As festas de fim de ano são datas importantes de celebração e convívio social, especialmente em 2021, ano em que muitos brasileiros viveram inúmeras situações difíceis devido à pandemia. No Natal, principalmente, muitas famílias se reúnem para festejar e trocar presentes. E é possível aproveitar o período para apoiar questões sociais e ambientais de forma simples.
Nesta lista, separamos cinco formas de ter uma festa de Natal mais sustentável.
1 – Na hora dos presentes, pesquise sobre as marcas e os fabricantes
O primeiro o para comprar presentes de uma forma responsável, seja para você ou para os outros, é se planejar. Evite compras impulsivas e lembre-se que mais importante do que o objeto em si é o valor sentimental que o ato carrega. Se for comprar alguma coisa, pesquise previamente sobre as marcas e os fabricantes de seu interesse e dê preferência para as que atuam com responsabilidade socioambiental.
Se o presente for um eletrodoméstico, procure os que gastam menos energia pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Para as crianças, aposte em brinquedos mais duradouros ou que promovam um estilo de vida mais saudável, como, por exemplo, uma bicicleta. Além disso, inúmeras organizações do terceiro setor fazem um trabalho de fiscalização de marcas. Um exemplo é a Fashion Revolution Brasil, que estuda dados sobre práticas sociais e ambientas das principais marcas da moda no Brasil e os divulga em seu Índice de Transparência.
2 – Compre em bazares e comércio local
Uma alternativa para fazer compras de uma forma mais sustentável é apostar em bazares e no comércio local. Dessa forma, você apoia pequenos empreendedores e, ao se locomover menos, emite menos gás carbônico, causador do aquecimento global e das mudanças climáticas.
Muitas organizações do terceiro setor promovem bazares de Natal e convertem o valor arrecadado em ações que beneficiam as causas sociais em que atuam. Um bom exemplo é o Bazar Escola da Gerando Falcões, organização que atua em periferias e favelas. Além das unidades presenciais, em Poá e no Shopping Center Norte, em São Paulo, o bazar online vende de roupas a produtos eletrônicos com preços até 70% menores do que os de varejo.
3 – Doe
O espírito natalino diz respeito também à solidariedade. Se você irá renovar o guarda-roupa e ganhar novos itens pessoais, doe os antigos. Para tanto, você pode escolher a organização que mais se identifica ou procurar a mais próxima de você. Brinquedos, livros e materiais escolares também podem ser doados e inspirar crianças em situação de vulnerabilidade social. Também é possível fazer doações em dinheiro ou se voluntariar para ajudar organizações que distribuem presentes e ceias solidárias no Natal. A Cruz Vermelha, por exemplo, possui campanhas de arrecadação.
4 – Faça uma ceia mais consciente
Na hora de montar a ceia de Natal, dê preferência por alimentos da época e orgânicos. Além disso, garanta que não haverá desperdícios: faça as compras baseando-se na quantidade certa de alimentos para os convidados da festa e aproveite-os em sua totalidade. Lembre-se também que o consumo de carnes bovinas no Brasil está ligado ao desmatamento. Se cortar ou reduzir a carne das receitas não for uma opção, considere pesquisar sobre sua procedência.
5 – Aposte na criatividade
Para um Natal – e uma vida – mais sustentável, é preciso fazer as adaptações que mais funcionam para cada um. Por isso, a criatividade é sempre incentivada. Na hora de embrulhar os presentes, por exemplo, crie embalagens que não sejam de plástico, como papel, jornal, caixas ou latas. O mesmo vale para a decoração: use lâmpadas que gastem menos energia, crie enfeites de materiais reciclados, e aproveite para engajar a família e os amigos.