Liberdade de Imprensa – como estamos recebendo as informações?
Nossa relação com o mundo exterior a não apenas pelas mídias informacionais, mas também por nossos sistemas de ideias, que recebem, filtram, fazem uma triagem daquilo que a mídia nos traz. Em relação às coisas sobre as quais não temos opinião formada ou preconceito, somos extremamente abertos às informações. Mas, quando não temos estrutura mental ou ideologia capaz de assimilar, situar a informação, esta torna-se ruído. (MORIN, Edgar. Para sair do século XX. Tradução de Vera Azambuja Harvey. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 43)
A palavra ruído vem do latim – rugitus – mesma origem da palavra rugido, ou seja, o som produzido por animais ferozes, som ameaçador, incômodo, algo que altera a ordem. Não é por acaso que Edgar Morin usa tanto este termo quando trata sobre informação.
O que a imprensa vive hoje é, certamente, uma poluição acústica, um excesso de ruído de todas as partes, uma invasão de gente que não tem ideia sobre o que é fazer jornalismo, pratica um jornalismo tendencioso, que sabe sobre seu poder, mas pouco sabe sobre ética, faz bastante ruído, perturba a ordem, confunde, prejudica a recepção da mensagem, priva da liberdade.
A liberdade, do grego eleutheria, significa poder. Já foi simbolizada por pássaros, borboletas, asas em geral, jamais por armas, como tem se tentado ultimamente.
No Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (03/05), cabe-nos a nossa homenagem e gratidão a estes profissionais que ainda insistem em dar voz a tantas minorias, a tantas boas ideias e ações, denunciando também barbáries e se arriscando a perder sua liberdade pessoal, seu movimento profissional, sua própria vida, em nome de seu juramento de garantir o direito à informação, visando a um futuro mais digno e justo.
Cabe-nos ainda louvar iniciativas, em educação, que se propõem a dar espaço para que o jovem compreenda o que é a imprensa e o seu papel e, desde cedo, faça parte do movimento que leva informação à sua comunidade, como o faz tão bem a Imprensa Jovem, sob a coordenação de um educador gigante, o professor Carlos Lima.
Referências e sugestões para avançar na temática:
MORIN, Edgar. Para sair do século XX. Tradução de Vera Azambuja Harvey. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p. 43)
UNESCO – dia mundial da liberdade de impresa. Disponível em: <http://www.unesco.org/>. o em: 01/05/2019.
Mensagem da UNESCO PARA O DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA. Disponível em: <http://www.unesco.org>. o em: 01/05/2019.
Sobre a etimologia da palavra “ruído”. Disponível em: < http://www.mediateletipos.net/>. o em: 01/05/2019.
Código de ética dos jornalistas brasileiros. Disponível em: < http://www.abi.org.br/>. o em: 01/05/2019.
Juramento jornalismo UFRGS. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/>. Disponível em: 01/05/2019.
Violência contra jornalistas. Disponível em: < http://portalimprensa.com.br/>. o em: 01/05/2019.
Educação Midiática. Disponível em: < http://portalimprensa.com.br/>. o em: 01/05/2019.
Instituto Palavra Aberta – quanto mais você sabe, melhor você decide – para a formação midiática. Disponível em: < https://www.palavraaberta.org.br/>. o em: 01/05/2019.
Liberdade. Disponível em: < https://www.dicionariodesimbolos.com.br/>. o em: 01/05/2019.
Imprensa Jovem. Disponível em: < https://sites.google.com/>. o em: 01/05/2019.
Imprensa Jovem. Disponível em: < https://imprensajovem10.wordpress.com/>. o em: 01/05/2019.