Levantamento aponta os desafios da população LGBTQIAPN+ por dignidade e inclusão
Direitos HumanosA ONG Habitat para a Humanidade Brasil realizou um levantamento de dados destacando que, no município de São Paulo, 29% das pessoas trans ou não binárias deixam de morar com seus pais, ou responsáveis antes de completar 15 anos

O direito à moradia digna ainda é negado a grande parte da população LGBTQIAPN+ no Brasil. Segundo o levantamento de dados realizado pela ONG Habitat para a Humanidade Brasil, 29% das pessoas trans e não binárias deixam suas casas antes dos 15 anos por rejeição familiar (CEDEC, 2021).
O levantamento “Sem moradia digna não há justiça de gênero” reúne relatórios e depoimentos dos últimos 5 anos referentes a políticas públicas direcionada as mulheres e a comunidade LGBTQIAPN+. A exclusão habitacional, aliada à precariedade no mercado de trabalho e à ausência de políticas públicas inclusivas, aprofunda a vulnerabilidade social dessa população.
Outro dado preocupante disponibilizado pelo Instituto Pólis (2024) apresenta que 60% das vítimas de violência LGBTfóbica são agredidas por familiares ou pessoas conhecidas, e segundo estimativa do Datafolha, levanta que apenas 4,5% dos postos de trabalho são ocupados por pessoas LGBTQIAPN+. O número de trabalhadores trans em postos de trabalho formal não chega a 0,5% (0,38%). Sem uma renda estável, é provável que a sobrecarga com aluguel seja uma realidade muito frequente para essa população, apesar de dados e análises com estes recortes específicos ainda não estarem disponíveis.
Nesse contexto, sem o a direitos fundamentais como moradia, aprofundam-se a exclusão social e a vulnerabilidade da população LGBTQIAPN+, especialmente da população trans. A ONG Habitat para a Humanidade Brasil destaca que “garantir o o à moradia digna para pessoas LGBTQIAPN+ é, portanto, uma medida essencial para interromper ciclos de violência. É um o fundamental para a justiça de gênero”. Para ter o ao estudo completo você pode está ando o link “Sem Moradia Digna, Não Há Justiça de Gênero”.
Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil
Habitat para a Humanidade Brasil é uma organização da sociedade civil que, há mais de 30 anos, atua para combater as desigualdades e garantir que pessoas em condições de pobreza tenham um lugar digno para viver. Presente em mais de 70 países, a organização promove a incidência em políticas públicas pelo direito à cidade e soluções de o à moradia, à água e ao saneamento, em articulação com diversos setores e comunidades.