Lar Sírio Pró-Infância reforça compromisso de proteção à Infância
ONGs em Ação
O Lar Sírio Pró-Infância, instituição reconhecida por seu trabalho dedicado à proteção e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, reforça seu compromisso com a causa. A superintendente da organização, Elaine Bueno, destaca que proteger vai além de garantir os direitos básicos; trata-se de assegurar que os jovens possam se desenvolver em um ambiente seguro e acolhedor, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Quando falamos em proteção à infância, nós temos que ter em vista o significado de proteger. Proteger é dar cuidado às pessoas mais frágeis, e aí, então, obviamente, as crianças, os adolescentes, se incluem neste público”, ressalta Elaine Bueno. Ela enfatiza que, para garantir uma proteção efetiva é fundamental que as políticas públicas estejam alinhadas com os princípios do ECA, que estabelecem direitos essenciais como o o à educação, saúde, lazer e convívio familiar.
Dados de pesquisas recentes reforçam a importância dessa proteção. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), cerca de 32% das crianças no Brasil vivem em situação de pobreza, o que impacta diretamente seu o a direitos fundamentais. Além disso, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) aponta que crianças em situação de vulnerabilidade têm três vezes mais chances de abandonar a escola e duas vezes mais chances de serem vítimas de violência doméstica.
Diante desse cenário, o Lar Sírio Pró-Infância desenvolve uma série de programas que visam não apenas a proteção, mas também o fortalecimento da autonomia e cidadania dos jovens assistidos. “Toda esta proteção feita à criança e ao adolescente dentro da assistência social é constitucional. Ela faz parte do objeto de atuação desse Sistema Único de Assistência,” afirma Elaine.
A instituição entende que a proteção à infância é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público, a família e a sociedade. “É muito simples a gente falar que o poder público precisa atuar, e precisa sim, mas ele não vai atuar sozinho. Começa aí todo este olhar de uma ação em rede”, destaca a superintendente. Ela enfatiza a importância de estratégias colaborativas para garantir os direitos das crianças, que incluem o à educação, cultura e lazer, além de uma convivência familiar segura e um preparo para o mercado de trabalho.
O Lar Sírio Pró-Infância também investe na formação técnico-profissional dos adolescentes, preparando-os para uma inclusão produtiva e digna na sociedade. De acordo com o relatório “Perfil dos Adolescentes Brasileiros 2023”, publicado pelo IBGE, o o a programas de formação técnica aumenta em 40% as chances de empregabilidade dos jovens ao concluírem o ensino médio.
“Todos esses assuntos são pertinentes ao tema proteção à infância”, conclui Elaine Bueno, destacando a importância de ações integradas e eficazes para garantir uma vida digna e plena às crianças e adolescentes assistidos pela instituição.
Sobre o Lar Sírio
O Lar Sírio Pró-Infância é uma OSC – organização da sociedade civil – sem fins lucrativos, criada por um grupo de imigrantes da Síria, completou 101 anos em 2024 e fica na Rua Serra de Bragança, 1086, no bairro do Tatuapé.
Localizado no bairro do Tatuapé e atendendo majoritariamente a população do extremo leste da capital, transforma a vida de milhares de crianças e adolescentes por meio de projetos socioeducacionais que envolvem arte e cultura, musicalidade, esportes e lazer, vida sustentável e bem-estar, informática, civilidade e convivência apoio à profissionalização, além de acompanhamento psicossocial.
Rede Sociais
Site: https://www.larsirio.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/larsirio/
YouTube: www.youtube.com/c/LarSírioPróInfância