Lançamento Relatório Luz 2023: desafios do Brasil em relação aos ODS

Compartilhar

O VII Relatório Luz, realizado pelo GT Agenda 2030, ressalta o impacto dos Objetivos de Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU no Brasil e os desafios que o país enfrenta para o alcance das metas; o lançamento ocorre nesta segunda-feira (25/09), em Brasília (DF)

Foto: Adobe Stock.

Por Redação

O VII Relatório Luz sobre a Agenda 2030 no Brasil será lançado nesta segunda-feira (25/09), em Brasília (DF), revelando que o país não avançou em 95,8% das 169 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Escrito por 82 especialistas de 41 instituições, o relatório destaca que 102 metas (60,35%) estão em retrocesso, 14 (8,28%) ameaçadas, 16 (9,46%) estagnadas, e apenas 3 (1,77%) com progresso satisfatório. O documento ressalta o impacto desigual dos retrocessos, especialmente sobre mulheres, população negra, indígenas e grupos vulneráveis, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O evento de lançamento acontece no auditório do anexo I da Secretaria Geral da Presidência da República, em Brasília, às 14h.

A existência de um relatório como este é de suma importância, pois ele oferece uma análise crítica e baseada em dados reais sobre o progresso (ou falta dele) na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Essa avaliação objetiva e independente não apenas destaca os desafios e retrocessos, mas também fornece recomendações fundamentais para orientar políticas públicas e ações que busquem a equidade e o desenvolvimento sustentável, assegurando que ninguém seja deixado para trás. É uma ferramenta valiosa para a sociedade civil, autoridades governamentais e organizações comprometidas com o futuro sustentável do país.

Para ar o Relatório Luz do ano ado, e aqui.

O relatório deste ano identifica que o Brasil enfrenta desafios em vários ODS; por exemplo, no ODS 1 (erradicação da pobreza), o empobrecimento da população e a restrição do o a serviços públicos contribuíram para o retrocesso. No ODS 2 (Fome Zero), o país enfrenta insegurança alimentar para quase 66 milhões de pessoas. No ODS 3 (Saúde e bem estar), houve redução do orçamento da saúde em 2022, ameaçando a qualidade dos serviços.

O GT Agenda 2030 é uma coalizão de mais de 60 organizações brasileiras que monitoram, fomentam e incidem para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no país. O Brasil é um dos 193 países signatários da Agenda 2030, um pacto global assinado em 2015 nas Nações Unidas com o objetivo de diminuir as desigualdades.


Compartilhar