Junior Achievement reúne líderes empresariais em convenção para ampliar impacto na educação empreendedora no Brasil

Eventos
Compartilhar

JA-Achievement-0443_Jorge-Gerdau-e-Pedro-Englert
Jorge Gerdau, conselheiro da Junior Achievement, e Pedro Englert, presidente da Junior Achievement Brasil

São Paulo, de maio de 2025 – A Junior Achievement (JA) Brasil, referência global em educação empreendedora, reuniu lideranças da ONG e do setor em um encontro estratégico para alinhar propósitos e fortalecer sua atuação no país.

A Convenção Junior Achievement 2025 aconteceu no último dia 8 na sede da StartSe, em São Paulo, e reuniu nomes de peso como Pedro Englert (presidente da JA Brasil), Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau), Drª Janete Vaz (Grupo Sabin), Aron Zylberman (Instituto Cyrela), Cláudia Costin (CEIPE), Priscila Cruz (Todos Pela Educação), entre outros.

Também marcaram presença líderes internacionais como Asheesh Advani (CEO da JA Worldwide), Noël Zemborain (presidente da JA Américas) e representantes de 17 das 20 regionais brasileiras da ONG.

Segundo Alexandre Mutran, diretor-executivo da JA Brasil, a convenção foi histórica: “Foi a primeira vez em anos que reunimos conselheiros de todas as regionais. Esse alinhamento é essencial para ampliar o impacto e garantir continuidade à nossa missão”. A meta da organização é atender 10% da juventude nas regiões onde atua, anualmente.

No de abertura, Jorge Gerdau e Janete Vaz compartilharam suas experiências com a JA e destacaram o voluntariado como instrumento essencial de transformação. “É preciso responsabilidade e ação. A educação precisa ser conduzida com compromisso estrutural”, afirmou Gerdau.

Paulo Boneff, ex-aluno da JA e hoje head de responsabilidade social da Gerdau, ressaltou a força do investimento social aliado à educação empreendedora. “Formar jovens líderes conscientes gera valor sustentável às comunidades e às empresas”, disse.

Noël Zemborain apresentou dados sobre o impacto global da JA, reforçando o papel estratégico do Brasil. O país sediará em novembro, no Rio de Janeiro, a Conferência de Liderança Global, reunindo jovens empreendedores e lideranças de todo o mundo.

Cláudia Costin alertou sobre a crise de aprendizagem no Brasil e a necessidade de um novo olhar sobre o ensino, com valorização dos professores, foco em equidade e formação para os desafios do século 21.

Priscila Cruz defendeu a educação profissional como elo entre o novo ensino médio e a realidade dos jovens. “A educação empreendedora aproxima os estudantes do mundo real e das competências do futuro. O setor privado pode ser um grande parceiro nessa transformação”, concluiu.


Sobre a Junior Achievement (JA)
Fundada em 1919, a JA é uma das maiores organizações de incentivo a jovens no mundo, com foco em empreendedorismo, educação financeira e mercado de trabalho. Atua em mais de 100 países, mobilizando cerca de 500 mil voluntários e impactando mais de 17 milhões de jovens por ano, especialmente estudantes de escolas públicas. No Brasil, está presente há mais de 40 anos e já ofereceu mais de 6 milhões de experiências de aprendizagem. Em 2024, a JA Worldwide foi eleita a 6ª ONG mais influente do mundo e indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo quarto ano consecutivo.
? Saiba mais: observatorio3setor-br.diariodomt.com


Compartilhar