Janeiro branco: campanha por uma cultura da saúde mental

Compartilhar

Brasil lidera ranking de países com mais pessoas ansiosas e depressivas; janeiro é o mês da conscientização da saúde mental

janeiro branco - saúde mental
Foto: Adobe Stock | Licenciado

O Brasil é um dos países que mais apresenta pessoas ansiosas (63%) e depressivas (59%), de acordo com uma pesquisa realizada por especialistas da USP em 2021, que também declarou que a pandemia teve um impacto significativo nesse cenário. O movimento Janeiro Branco busca chamar atenção de instituições, autoridades e da sociedade para a saúde mental e construir uma cultura mais saudável.

O Instituto Janeiro Branco, responsável pela criação da campanha de mesmo nome, é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. O mês de janeiro foi escolhido por ser um momento de maior reflexão e ponderação na vida das pessoas e fechamento de ciclos, e a cor branca por representar uma “tela em branco”, sobre as quais é possível projetar, escrever e desenhar expectativas e desejos.

Já o Projeto Cuca Legal, criado pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), visa a promoção da saúde mental e prevenção de transtornos mentais em ambientes de ensino, por meio do desenvolvimento de programas de intervenção baseados em evidências científicas. Além disso, o grupo realiza a tradução de conteúdos de alta complexidade para uma linguagem mais ível para otimizar a compreensão do conhecimento sobre saúde mental.

O Instituto Borboleta Azul oferece o à saúde mental por meio de atendimento psicológico gratuito e qualificado a jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade para a construção de um mundo melhor. A abordagem utilizada pela organização é o da Psicoterapia Breve, que tem duração de até 12 sessões. Os atendimentos são realizados online para adolescentes e adultos e presencial, na cidade de São Paulo, para crianças.

O Grupo Mulheres do Brasil, responsável pela campanha Saúde-se, aborda o impacto de um estilo saudável na saúde mental e incentiva o protagonismo feminino. Assim, a associação tem o objetivo de ajudar um milhão de mulheres até o final de 2023, por meio do apoio a projetos de causas sociais, políticas e econômicas no país.

O Instituto Bem do Estar estimula na sociedade a mudança de comportamento em relação à saúde mental, colaborando para a prevenção de doenças psicológicas e para uma sociedade mais consciente e saudável. Por meio de campanhas, como a do Janeiro Branco, a organização conscientiza, conecta e mobiliza as pessoas para cuidados com a saúde.

O Janeiro Branco está ligado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, que diz respeito à saúde e bem estar. Os ODS são metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU por um mundo mais justo e igualitário.


Compartilhar