Inverno solidário: voluntários arrecadam agasalhos para ONGs e famílias
Cultura de DoaçãoNo inverno, voluntários de diferentes cidades brasileiras promovem campanhas de arrecadação de agasalhos para organizações sociais e famílias em situação de vulnerabilidade social

Por Ana Clara Godoi
O inverno teve início no dia 21 de junho e, desde então, tem registrado baixas temperaturas em diversas cidades do país. Em São Paulo, um bairro do extremo sul chegou a marca de 2,8°C, um recorde na região.
Assim como o frio, também foram registradas campanhas solidárias de arrecadação de itens para o inverno em todo o Brasil. Voluntários de comunidades, empresas e organizações sociais realizaram ações e incentivaram a cultura de doação para promover o bem-estar de famílias em situação de vulnerabilidade social durante a estação mais fria do ano. Confira três delas.
ROTARY CLUB SALTO
Em sua quarta edição, a campanha do agasalho do Rotary Club de Salto, em São Paulo, beneficiou 30 instituições assistenciais da cidade com mais de 600 gorros e cobertores. A confecção dos itens foi feita por costureiras voluntárias e o material foi comprado com arrecadações do Rotary Club. Além das peças de produção própria, a campanha incentivou a população a contribuir e distribuiu diversos pontos de coleta em Salto e Sorocaba.
VOLUNTÁRIOS DE BALNEÁRIO RINCÃO
Em Santa Catarina, um grupo de voluntários iniciou uma campanha de arrecadação para beneficiar cerca de sete famílias em situação de vulnerabilidade social. Intitulada “Todos Sentem Frio: abrace com cobertores ou mantas o seu próximo”, a ação disponibilizou caixas de coleta em Balneário Rincão para receber doações de cobertores e mantas; a iniciativa dos Voluntários de Balneário Rincão (VBR) vai até a primeira semana de agosto.
USIMINAS
A campanha Inverno Solidário da empresa Usiminas, que atua no segmento de aços planos, recebeu mais de 31 mil itens que serão destinados a 46 instituições sociais, beneficiando mais de 11 mil pessoas. Foram arrecadadas roupas, órios, cobertores, itens de higiene, limpeza e até fraldas. A iniciativa faz parte do programa de voluntários da empresa, que busca estimular os colaboradores a realizarem ações de impacto social.
Ações voluntárias que arrecadam itens para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 e 3, metas da Agenda 2030 da ONU que dizem respeito a erradicação da pobreza e saúde e bem-estar.