Institutos levam atendimento médico gratuito a população vulnerável

Compartilhar

Durante o atendimento médico, cerca de 40% dos pacientes descobriram ter colesterol alto; a iniciativa foi realizada pelo Instituto Sabin, em parceria com o Instituto Horas da Vida

atendimento médico
Foto: Rivaldo Gomes | Divulgação

Por Ana Clara Godoi

O Instituto Sabin, em parceria com o Instituto Horas da Vida, realizou uma ação completa de atenção primária à saúde com beneficiários de 14 organizações do terceiro setor, por meio de uma plataforma de telemedicina oferecida pela Filóo Saúde. Ao todo, 237 pessoas foram contempladas com consultas de triagem com enfermeiros.

Após a primeira etapa, o Instituto Sabin forneceu vouchers para a realização de exames em unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde. Já o Instituto Horas da Vida garantiu que médicos voluntários fizessem as recomendações adequadas para cada caso. A ação diagnosticou hipercolesterolemia (colesterol alto) em cerca de 40% das pessoas em vulnerabilidade social e quase 30% delas constataram que estavam com hiperglicemia (glicose alta no sangue). 

“A pandemia de Covid-19 deixou mais evidente para a maioria da população como as comorbidades podem gerar complicações sérias. Ações como essas são muito importantes porque proporcionam que pessoas em vulnerabilidade social possam ter conhecimento de suas doenças crônicas e controlá-las de maneira adequada”, explica Rubem Ariano, CEO e fundador do Instituto Horas da Vida e CEO da Filóo Saúde. 

No Brasil, as doenças crônicas não transmissíveis são responsáveis por cerca de 75% das mortes, de acordo com as estimativas da OMS. As estatísticas apontam que a distribuição das causas de óbito se divide no país entre: doenças cardiovasculares (28%), câncer (18%), condições transmissíveis, maternas, perinatais e nutricionais (14%), doenças respiratórias crônicas (7%), diabetes (5%) e outras (17%). 

O Instituto Horas da Vida é uma instituição sem fins lucrativos, que atua, desde 2013, por meio de uma rede de voluntários de profissionais da saúde, promovendo a inclusão social e o o gratuito à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Já o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin, com missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social. As atividades de ambos os Institutos contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 e 10, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem, respectivamente, a saúde e bem-estar da população e a redução das desigualdades.


Compartilhar