Instituto Ponte beneficiou centenas de alunos em 10 anos de atuação

Impacto das ONGs
Compartilhar

Em 2024, o Instituto Ponte tem 19 vezes mais alunos do que possuía em 2015. Para comemorar os 10 anos de atuação, o instituto realizou um evento em São Paulo, na última terça-feira (10).

Imagem: Observatório do Terceiro Setor

O Instituto Ponte, organização fundada em 2014 para promover ascensão social a jovens em situação de vulnerabilidade por meio da educação, está completando 10 anos em 2024. Em dados divulgados em suas redes sociais, o instituto mostra que o número de alunos beneficiados pelo projeto é 19 vezes maior em 2024, quando comparado com 2015.

Para comemorar os resultados e os 10 anos do projeto social, o Instituto Ponte realizou, na última terça-feira (10), um evento em São Paulo. Intitulado como Jantar da Década, a noite de comemoração contou com uma plateia selecionada de empresários brasileiros. O evento também foi uma oportunidade para apresentar as histórias dos alunos do projeto, evidenciando o poder que a educação tem para transformar vidas.

Em um discurso durante o evento, a Cofundadora e Presidente do Instituto Ponte, Bartira Almeida, destacou que o Brasil precisa parar de desperdiçar os talentos, salientando o papel da organização em colocar jovens da periferia em posições de destaque na sociedade. “Nós temos que mostrar aos nossos alunos que, independente de onde eles vieram, eles podem estudar nas melhores faculdades”, afirmou.

Diego Scala, Superintendente do Observatório do Terceiro Setor (OTS), esteve presente no evento e contou que as falas dos jovens sobre a transformação em suas vidas foi um dos momentos mais impactantes do jantar. Ele também ressalta a parceria do Instituto Ponte com o OTS. “Conhecemos o Instituto Ponte há 10 anos. A Bartira já participou do Observatório desde o começo, e eu fico muito feliz em ver o desenvolvimento de uma instituição que começou no sonho de uma pessoa e hoje está super consolidada e mudando vidas”, afirmou.

Além de celebrar a história da organização, o jantar teve o foco em arrecadar doações para a continuidade do projeto. Atualmente, o Instituto Ponte conta com diversos parceiros, sendo eles, empresas privadas, organizações sociais e instituições de ensino. É possível contribuir com o trabalho do instituto por meio de cotas de doações, destinadas a garantir a alimentação, materiais escolares e transporte dos alunos. Quem se interessar por apoiar o projeto, pode verificar o site do Instituto para conhecer as diferentes cotas sugeridas e as plurais formas de colaborar.

Além da contribuição financeira, o projeto também aceita auxílio por meio de trabalhos voluntários. Ou seja, a doação de tempo, conhecimento ou outras ações não remuneradas que possam contribuir com o crescimento do projeto. Empresas e organizações podem ajudar oferecendo algum serviço ou cedendo espaços para a realização de eventos, por exemplo.

Durante os 10 anos de trajetória, o Instituto Ponte auxiliou diversos estudantes a conquistarem ascensão profissional e, consequentemente, sociais. Este trabalho colabora diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Principalmente com o ODS 4 (Educação de qualidade) que busca assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Nesta terça-feira (10), Bartira Almeida participou do Perspectiva, programa de rádio do Observatório do Terceiro Setor. Com apresentação do jornalista Franklin Valverde, ela e a Bárbara Barbosa, da Oxfam Brasil, conversaram sobre a importância da educação e da política de cotas para o o ao ensino.


Compartilhar