Instituto Jô Clemente (IJC) celebra 64 anos de dedicação à inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras

Eventos
Compartilhar

IMG_78351-1-1-scaled-1
Foto: Divulgação

O Instituto Jô Clemente (IJC) celebra 64 anos de uma história marcada pela dedicação à promoção da saúde, qualidade de vida e inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. A comemoração também é uma homenagem a sua fundadora, Dona Jô Clemente, pessoa inspiradora que dedica sua vida à causa da inclusão.

Dona Jô Clemente, fundadora do Instituto Jô Clemente (IJC).

Desde o início, Jolinda Garcia dos Santos Clemente, conhecida como Dona Jô Clemente, sempre acreditou no potencial de cada pessoa e na importância de oportunidades para o pleno desenvolvimento. Sua trajetória de luta pela inclusão começou com a chegada de seu filho Zequinha, que nasceu com síndrome de Down e transformou sua vida e a de sua família.

A partir disso, Dona Jô Clemente, hoje com 98 anos, dedicou-se a transformar a realidade de milhares de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras no Brasil. Sua visão deu origem à instituição que, inicialmente chamada Apae-SP, fundada em 1961, e hoje leva seu nome: Instituto Jô Clemente (IJC), em reconhecimento a sua trajetória e jornada em prol da inclusão.

“A Dona Jô Clemente nos ensina que a inclusão é um direito fundamental e que a diversidade representada em cada pessoa contribui para o desenvolvimento da nossa sociedade. Seguimos seu exemplo, trabalhando para construir um mundo onde as diferenças sejam respeitadas, os direitos das pessoas com deficiência sejam garantidos e todas as pessoas sejam incluídas na sociedade e tenham oportunidades para se desenvolver e ter autonomia”, afirma Daniela Mendes, Superintendente Geral do Instituto Jô Clemente (IJC).

Ao longo desses 64 anos, o IJC apoiou e impactou milhares de vidas, só em 2024, foram mais de 300 mil atendimentos realizados, consolidando-se como referência na promoção da inclusão e bem-estar de pessoas com Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Doenças Raras. O Instituto se destaca por seu pioneirismo na implementação do Teste do Pezinho no Brasil, sendo seu laboratório o maior do país em número de exames realizados e garantindo o diagnóstico precoce de cerca de 50 doenças graves e raras.

Aproveitando a celebração dos 64 anos de história, em abril, o Instituto Jô Clemente (IJC) lança sua campanha de marca, com o mote “IJC é da Gente”. O IJC nasceu do sonho e da coragem de Dona Jô Clemente, que, ao enfrentar os desafios do diagnóstico de seu filho, transformou sua dor em luta e criou um movimento que mudaria a realidade de milhares de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras.

Desde então, a Instituição se tornou referência em inclusão, promovendo impacto real por meio de diagnósticos, pesquisas e oportunidades que garantem mais protagonismo e autonomia para pessoas com deficiência. Reforçar a marca do IJC é fundamental para que essa trajetória continue viva e alcance ainda mais pessoas. “IJC é da Gente” traduz o compromisso coletivo de funcionários, pessoas atendidas, familiares, voluntários e apoiadores para construir um futuro mais inclusivo para todas as pessoas.

“Celebrar 64 anos de história é comemorar o pioneirismo da nossa fundadora e reafirmar o compromisso do IJC com a inclusão de pessoas com Deficiência Intelectual, Autismo e Doenças Raras na sociedade. Seguimos na luta por soluções inovadoras que transformem a vida das pessoas e famílias que atendemos, construindo um futuro com mais equidade”, finaliza Michel Brull, Presidente Voluntário do Conselho de istração do Instituto Jô Clemente (IJC).


Compartilhar