Inscrições abertas para o 5º Prêmio de Comunicação da Fundação José Luiz Setúbal

ONGs em Ação
Compartilhar

O Prêmio de Comunicação da Fundação José Luiz Setúbal reconhece produções sobre saúde da criança e do adolescente; Neste ano, a premiação contará com uma etapa extra de votação popular

Imagem: Canva

Nesta terça-feira (29/04), a Fundação José Luiz Setúbal (FJLS) abriu inscrições para a 5ª edição do seu Prêmio de Comunicação, focado em reconhecer peças jornalísticas e de comunicação voltadas à saúde da criança e do adolescente. A premiação se consolida como uma das principais iniciativas brasileiras de valorização da cobertura infantojuvenil, para qualificar o debate público e promover o direito ao desenvolvimento saudável. Inscrições se encerram no dia 11 de julho.

Com prêmios que totalizam R$ 97.200,00, a edição de 2025 está dividida em seis categorias, sendo quatro voltadas para profissionais de comunicação e duas para estudantes universitários, os quais devem contar com acompanhamento de orientadores. Além da premiação em dinheiro, os vencedores recebem certificados, troféus exclusivos e visibilidade nos canais da Fundação, como o podcast Crescer com Saúde, que aprofunda os temas abordados pelos trabalhos premiados.

“Acreditamos que defender os direitos das crianças e adolescentes a por garantir que a sociedade tenha o à informação segura, baseada em evidências. Esse conhecimento é essencial para construir argumentos, influenciar políticas públicas e provocar mudanças de comportamento”, destaca José Luiz Setúbal, pediatra e presidente da FJLS, em nota à imprensa.

Este ano a premiação conta com uma novidade, uma etapa extra de votação popular, permitindo ao público escolher os melhores conteúdos entre os finalistas. Assim, a organização espera fortalecer o caráter participativo da iniciativa e ampliar o alcance das pautas vencedoras.

Imagem: Divulgação (FJLS)

O prêmio de comunicação aceita inscrições de jornalistas, comunicadores, produtores de conteúdo, organizações da sociedade civil, coletivos, instituições públicas ou privadas e estudantes de graduação. As categorias para profissionais são: Texto, Áudio, Vídeo e Redes Sociais (com exigência de pelo menos 5 mil seguidores e três publicações relevantes nos últimos seis meses). Entre os estudantes, é possível concorrer para Texto e Áudio. Vale destacar que cada participante pode inscrever até três trabalhos, em categorias distintas ou repetidas.

O processo de seleção será realizado em três etapas: uma triagem técnica feita pela equipe da ponteAponte, seguida de avaliação de um júri especializado nas áreas de saúde, infância e comunicação, e por último, a votação popular entre os finalistas. Os critérios analisados incluem relevância do tema, qualidade do conteúdo, ibilidade da informação e criatividade.

Sobre a Fundação José Luiz Setúbal (FJLS)

A Fundação José Luiz Setúbal é uma holding social que atua como o maior ecossistema de saúde infantil do país.  Sob o slogan “pensa, cuida e defende a infância saudável no Brasil”, promove o bem-estar de crianças e adolescentes por meio da assistência médica, ensino e pesquisa e advocacy e filantropia.


Compartilhar