Iniciativa utiliza agricultura urbana para promover inclusão social e capacitação profissional
ONGs em AçãoO projeto do Instituto Hondatar ensina técnicas de hidroponia, método de cultivo sustentável que dispensa o uso de solo, permitindo o plantio em espaços reduzidos

O Instituto Hondatar, organização social vinculada ao Hondatar Advogados, desenvolveu projeto de agricultura urbana focado em capacitação profissional e inclusão social. Em parceria com o Sistema Faesp/Senar-SP, a instituição criou iniciativa focada em ensinar técnicas de cultivo adaptadas ao meio urbano, a partir da hidroponia, técnica de cultivo sustentável que dispensa o uso de solo, permitindo o plantio em espaços reduzidos, como lajes e paredes.
Entre as vantagens dessa modalidade está a economia de água em relação à agricultura tradicional e a possibilidade da produção de hortaliças no ambiente urbano. Fora a abordagem ambiental, o projeto do Instituto Hondatar busca a qualificação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, promovendo oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Essa iniciativa agrega-se a outras experiências de agricultura urbana que ganham espaço no Brasil, contribuindo para o fornecimento de alimentos saudáveis nas cidades e reduzindo a necessidade de transporte de longa distância, uma vez que a distribuição dos alimentos ocorre nos próprios centros urbanos. O modelo também pode servir como referência para políticas públicas voltadas à segurança alimentar e ao desenvolvimento sustentável.
Ao elaborar o projeto de hidroponia pensando na geração de renda, inclusão social e na sustentabilidade, a ação do Instituto Hondatar colabora diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Entre os objetivos contemplados por essa iniciativa estão: ODS 2 (Erradicar a Fome), ODS 8 (Trabalho Digno e Crescimento Econômico) e ODS 12 (Produção e Consumo Sustentável).