Inauguração da sede da CooperBassoli simboliza nova fase para inclusão produtiva e sustentabilidade em Campinas
Empresas do Bem
Campinas acaba de ganhar mais um importante espaço que será essencial para a promoção da sustentabilidade atrelada à inclusão produtiva. No último sábado, 23 de novembro, foi inaugurada oficialmente a sede da CooperBassoli – Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis Vitória do Jardim Bassoli -, na região do Campo Grande, periferia da cidade. Estiveram presentes representantes da Fundação FEAC, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), empresas parceiras e apoiadores do Fundo Socioambiental da Caixa, representantes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), além do secretário municipal de Trabalho e Renda, Arthur Orsi.
Ocupando uma área de 4.726,41 metros quadrados, o barracão onde agora funciona a sede foi concebido para oferecer aos catadores condições adequadas para o trabalho com reciclagem, garantindo segurança e eficiência no processo de coleta e separação de materiais e, ao mesmo tempo, impulsionando um modelo de economia sustentável na região. O local foi equipado com prensa, esteira, empilhadeira e contêineres com capacidade para receber e iniciar a triagem de 10 toneladas de materiais por mês.
Esta estrutura permitirá, ainda, a expansão futura das operações e a inclusão de novos trabalhadores. Com isso, a CooperBassoli visa não apenas aumentar a capacidade de reciclagem na cidade, mas também fortalecer a economia local e reduzir a vulnerabilidade social dos envolvidos no projeto.
Para entender a importância desse novo o, é preciso voltar no tempo e conhecer mais sobre a CooperBassoli, que foi criada em 2022, a partir de uma mobilização de catadoras da região buscando a geração de renda e a diminuição do descarte irregular de lixo na região. Em 2023, o terreno da cooperativa começou a ser preparado com terraplanagem e instalação de uma tenda. As sete fundadoras começaram a receber capacitação em gestão istrativa e financeira, bem como em políticas nacionais de resíduos sólidos, com o objetivo de tornar o projeto uma referência em trabalho digno e inclusão produtiva.
Uma aliança estratégica entre a Fundação FEAC, que tem como missão atuar no combate às vulnerabilidades sociais, o poder público municipal, a cooperativa AMATER e a consultoria Demacamp permitiu finalizar a estruturação do espaço, ofertar capacitação e ações de educação ambiental, contando com o apoio do Fundo Socioambiental da Caixa.
Convidados e celebração conjunta
Além de celebrar a abertura da sede, o evento de inauguração reforçou a importância desse projeto para o desenvolvimento social e econômico da comunidade, promovendo uma alternativa digna de geração de renda e inclusão produtiva para os catadores locais, com efeitos ambientais positivos.
Para Maria Isabel Lopes dos Santos, presidente da CooperBassoli, ter o novo espaço significa mais oportunidades de trabalho e renda para as famílias do Jardim Bassoli. “É um sonho realizado. Foram 13 anos de muita luta e agora a cooperativa estará de portas abertas, principalmente para nós, mulheres, que precisamos trabalhar e também cuidar dos filhos”, disse.
Isabel Silva Barbosa, conselheira fiscal da Cooperativa, considerou que a inauguração foi a materialização de uma questão que permeia a história do Jardim Bassoli desde a ocupação do território, uma vez que boa parte das pessoas que vive ali já trabalhava com reciclagem, mas se viu sem espaço para organizar o material recolhido nos apartamentos, sem área externa. “A cooperativa nasce pequena, com poucas pessoas, mas em uma área em que não há coleta seletiva e moram mais de 200 mil pessoas. É um desafio olhar para a coleta seletiva e o trabalho da cooperativa não só como ganho de renda para as pessoas que vierem, mas também pelos ganhos ambiental, social e humano de consolidar relações entre os moradores do local”, disse.
Jair Resende, superintendente socioeducativo da Fundação FEAC, explicou que esse projeto está totalmente alinhado com a estratégia de inclusão produtiva da Fundação, o que na prática significa ap