Imposto de Renda pode ajudar projetos educacionais

Cultura de Doação
Compartilhar

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-16-as-11.13.59_916bcec6
Créditos: Divulgação Marista Brasil

Livros, material pedagógico e equipamentos de laboratório são alguns dos itens que estão presentes em dois projetos desenvolvidos pelo Marista Brasil e que podem receber parte do Imposto de Renda de pessoa física devido. Até 6% desse imposto pode ser utilizado em projetos educacionais desenvolvidos em comunidades com vulnerabilidade social. Atualmente, o Marista Brasil tem 33 Escolas e Colégios Sociais, com atendimento gratuito a mais de 15 mil estudantes em todo o Brasil.

Pedro Budel, da Coordenação de Projetos Sociais & Captação de Recursos do Marista Brasil, explica que quem destina parte do imposto devido não paga mais por isso e nem recebe menos na restituição. “A doação acontece com valor que já seria pago à Receita Federal. Então, ao invés de pagar o valor integral ao governo, a pessoa pode escolher doar até 6% desse montante diretamente para iniciativas sociais”, conta.

Neste ano, os projetos do Marista Brasil que podem receber esse incentivo são desenvolvidos no Paraná e em São Paulo. No Paraná, o projeto “Educação: o futuro é para todos” será realizado em sete municípios e a ação tem como objetivo ampliar o acervo das bibliotecas, equipamentos dos laboratórios, melhorias nos equipamentos pedagógicos e a participação das crianças em espaços culturais das cidades.

Já em São Paulo, o projeto Esperançar atenderá 370 crianças e adolescentes da zona leste da capital, dando oportunidade e o deles aos espaços culturais da cidade, além da compra de brinquedos pedagógicos e de acervo literário.

Para destinar parte do seu imposto devido é fácil. Basta ar o portal do Governo Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda, e escolher a opção “Deduções Legais”, também conhecida como modelo completo para preenchimento dos seus dados para a declaração de IR.

Após o preenchimento de todas as informações, vá até o campo “Doações Diretamente na Declaração”, e selecione a opção “Criança e Adolescente”. Selecione a UF “SP”, para São Paulo, ou “PR”, se deseja doar diretamente para o projeto do Paraná.

A Receita Federal calcula automaticamente o potencial da sua doação, e você dentro desse valor, você pode digitar o montante que deseja doar. Faça o do seu DARF e realize o pagamento até o dia 30 de maio de 2025.

Após o pagamento do DARF, é fundamental que você encaminhe o comprovante de pagamento para o Marista, para garantir a destinação correta para o fundo que você deseja doar.

Para o projeto Esperançar, em São Paulo, você deve encaminhar o comprovante de pagamento para: [email protected], com cópia para [email protected].

E para o projeto Educação – O futuro é para todos, o e-mail é: [email protected] com cópia para [email protected].

No assunto dos e-mails deve conter o nome do projeto que você escolheu doar, e em anexo: comprovante de pagamento, cópia do DARF, carta de destinação e dados pessoais como: nome completo, F, endereço com CEP, e telefone para contato.


Compartilhar