Ignorados pela história: conheça inventores negros que ajudaram o mundo
Muitas coisas que temos no nosso cotidiano foram criadas ou aprimoradas por inventores negros, incluindo escravizados. A influência deles a por itens como lâmpadas, elevadores, máquinas de costura e semáforos. Um único inventor afro-americano registrou mais de 60 patentes ao longo de sua vida

Quando pensamos em grandes inventores, geralmente os primeiros nomes que nos vêm à mente são de pessoas brancas. Lembramos de inventores como Thomas Edison, o criador da lâmpada elétrica incandescente; Alexander Graham Bell, protagonista dos primeiros os da implantação do telefone como meio de comunicação de massas; Alberto Santos Dumont, pioneiro da aviação, entre outros.
O que muitas pessoas não sabem (ou pelo menos não lembram com frequência) é que inventores negros, incluindo escravizados, criaram ou aprimoraram muitas coisas que facilitaram a nossa vida, apesar de terem sido ignorados nos livros de história pelo mundo.
O afro-americano Benjamin Montgomery, nascido na escravidão em 1819, inventou uma hélice de barco a vapor projetada para águas rasas. Esta foi uma invenção valiosa, pois facilitou a entrega de alimentos e itens críticos. Montgomery tentou solicitar uma patente. O pedido foi rejeitado devido ao seu status de escravo. O sistema de patentes, que começou oficialmente em 1787 nos Estados Unidos, não estava aberto aos afro-americanos nascidos de escravos, pois não eram considerados cidadãos.
Essa barreira não impediu que os afro-americanos inventassem e que suas patentes fossem exploradas. De acordo com uma pesquisa feita por Shontavia Johnson, advogada e professora de Direito de Propriedade Intelectual da Drake University, os proprietários muitas vezes tomavam crédito por invenções escravas.
A própria lâmpada foi inventada por Thomas Edison, mas a inovação usada para criar lâmpadas mais duradouras com um filamento de carbono veio do inventor afro-americano Lewis Latimer. Latimer, filho de escravizados fugitivos, começou a trabalhar em um escritório de advocacia depois de servir nas forças armadas da União durante a Guerra Civil. Ele foi reconhecido por seu talento na elaboração de patentes e foi promovido a chefe de desenhista, tendo participado da invenção de um banheiro aprimorado para trens ferroviários.
O uso de elevadores na vida cotidiana impede as pessoas de se comprometerem com longas e cansativas subidas de vários lances de escada. Antes das portas automáticas, as pessoas tinham que fechar manualmente as portas do poço e do elevador antes de andar. Quando a filha do inventor afro-americano Alexander Miles caiu quase fatalmente no poço, ele decidiu desenvolver uma solução. Em 1887, ele patenteou um mecanismo que abre e fecha automaticamente as portas do poço do elevador e seus projetos são amplamente refletidos nos elevadores usados hoje.
Filho de um escravizado e com apenas o ensino fundamental, o inventor negro Garrett Morgan foi responsável por várias invenções importantes, incluindo uma máquina de costura aprimorada e a máscara de gás. No entanto, uma das invenções mais influentes de Morgan foi o semáforo aprimorado. Sem sua inovação, os motoristas de todo o país seriam direcionados por um sistema de duas luzes.
Frederick McKinley Jones registrou mais de 60 patentes ao longo de sua vida, incluindo uma patente para o sistema de refrigeração montado no teto usado para refrigerar mercadorias em caminhões durante o transporte prolongado em meados da década de 1930. Ele recebeu uma patente por sua invenção em 1940 e foi cofundador da Thermo Control Company dos EUA, mais tarde conhecida como Thermo King. A empresa foi muito importante durante a Segunda Guerra Mundial, ajudando a preservar sangue, alimentos e suprimentos durante a guerra. Graças a Jones, os produtos congelados ficaram mais íveis e são consumidos no mundo todo.
Além desses, muitos outros itens do nosso cotidiano tiveram a participação de inventores negros, incluindo um dos uísques mais vendidos do mundo.
Fontes: History e The conversation
29/07/2020 @ 10:10
[…] Por: Maria Fernanda Garcia / Obsrvatório do Terceiro Setor […]
31/07/2020 @ 21:27
Muito bom, esse artigo mostra a participação de negros e etnias afro em meio a inventos importantissimos para a humanidade.
10/12/2020 @ 11:40
Fatos que enriquece cada vez mais a nossa raça quero mais informações desses assuntos que eu não tinha conhecimento
28/01/2021 @ 12:57
Estas divulgacoes pouco acotencem. A nossa História não nos conta muitas coisas em favor dos negros. Parece que se isso ocorrer, muitas divuldacoes da contribuição do Negro no desenvolvimento do Brasil, vai trazer a tona, como foi realmente a vida dos negros neste país não só de tristezas mas tb de muitas criações é um lado positivo negro.
01/08/2020 @ 21:39
É DEVERIA SER MAIS DIVULGADO, PRA ACABAR LOGO COM ESSES NEGOCIO DE DETERMINADOS AFRO-DESCENDENTE FICA COBRANDO DIVIDAS DA ESCRAVATURA, SEM CONHECER REALMENTE OS GRANDE NEGROS INVENTORES, QUE SIM SOUBERAM SUPERAR O PRECONCEITO E O RACISMO, QUE HJ EM DIA É PROPAGADO, QUASE QUE DIARIAMENTE.,OK.
17/11/2020 @ 14:35
Ilton você deve ter perdido as aulas de história. LEIA mais, se informe antes de fazer um comentário tosco e sem sentido.
10/12/2020 @ 15:35
Muito bem Ilda ??????????
05/02/2021 @ 06:48
O mundo sempre sacaneando os negros, graças a Deus isso tem diminuido com o ar dos tempos, vai chegar a época onde isso não existirá mais e todos serão tratados de forma igual ?
10/12/2020 @ 15:34
O pior cego é aquele que vê e tenta distorcer a realidade
21/12/2020 @ 13:10
Comentário típico de negacionista ignorante. Vai estudar!
23/02/2021 @ 12:43
Ilton nunca tinha visto um comentário tão imbecil, me desculpe mas você realmente é totalmente fora da casinha!!!
01/08/2020 @ 21:39
LEGAL, MUITO BOM.,OK.
02/08/2020 @ 11:26
Quanto mais investigamos, mais pesquisamos, mais vemos o quão injusto este mundo é … e muito dizem: deixem de mi-mi-mi… vitimismo … isso chegar no mínimo ser covardia.
Louvável atitude de expor a história como ela aconteceu …
03/08/2020 @ 18:54
Que diferença ser negro, branco, vermelho ou amarelo? Não são todos seres humanos? Ou cor extingue algum da raça humana?!
18/11/2020 @ 22:52
N faz diferença nenhuma, mas o sistema faz parecer q o branco é o povo maravilhosamente criativo e q o mundo q vivemos foi criado apenas por eles. Então os pretos vão lá e afirmam como podem seus genios e grandes personalidades pra que seus indivíduos tenham uma representatividade positiva nesse mundo, já q se eles n o fizerem ngm o fará.
08/12/2020 @ 16:21
Os brancos e racistas usurpadores não aguentam o sucesso dia negros e querem sempre sabotá-los. Isto quando não fazem de tudo para impedir a ascensão social da comunidade negra. História e ciências humanas e sociais servem para isto… Desmascarar a maldade racista.
16/08/2020 @ 07:23
Eu já sabia. Tudo que existe no mundo tudo já era pré anunciado na bíblia sagrada cristã, o povo hebreu é um povo negro, quem escreveu a bíblia? Lógico foi o povo negro. Descendentes de reis e rainhas da história, descendentes do egípcios onde está concentrado os maiores segredos da humanidade.
10/02/2021 @ 23:24
Hoje não és diferente nas casas de ensino!!
Com cotas ,fica assinando embaixo.
31/10/2020 @ 12:48
Compartilha no Facebook ou abre um canal contando histórias de inventores negros ,assim os racistas vão entender que o sangue negro não é só um sangue e sim muita inteligência criada para todas as cores.
11/12/2020 @ 09:04
Só um detalhe sobre a invenção da lâmpada, posso estar enganado, mas o verdadeiro inventor foi Nikola Tesla.
03/01/2021 @ 16:09
Nicola Tesla precisava fazer uma apresentação, onde precisava demonstrar a energia que ele inventou; a corrente alternada, mas como a lâmpada incandescente foi patenteada pelo seu inventor Thomas Edson, ele inventou a lâmpada fluorescente, dentre outros inventos, mas morreu pobre por ter sido injustiçado e por pensar em energia para todos e gratuitamente.
No caso dele, teve algum reconhecimento, teve filmes dedicados a ele e documentários e é facilmente encontrado na internet.
06/05/2021 @ 13:34
Excelente observação.
Demonstrou, Nikola Tesla, lâmpada sendo energizada com apenas um condutor elétrico.
Em 1993 fiz um transmissor que acendeu uma lâmpada incandescente de 12 bota 3Watts
13/12/2020 @ 14:53
O reconhecimento por um invento ou uma descoberta é um direito assim como poder registrar as patentes de suas invenções. Isso também foi negado a esses inventores negros. Injustiça histórica!!!
20/12/2020 @ 11:09
A história como a conhecemos foi escrita por brancos, vocês acham que eles iam dar esse mole e dar cartaz a negros? É muito mais fácil se apropriar das ideias do que reconhecer a verdade de que não são a cereja do bolo. Assistam ao filme QUASE DEUSES e terão uma boa idéia do que é apropriação de ideias negras.
03/01/2021 @ 16:18
Bacana; não vi este filme
21/12/2020 @ 10:49
Muito importante a divulgação destes inventores negros desconhecidos.
27/12/2020 @ 02:21
APESAR DE NÃO SER NEGRA , NÃO ENTENDO ESSA DISCRIMINAÇÃO DE PESSOAS APENAS POR CAUSA DA COR…O QUE INTERESSA ISSO? O QUE INTERESSA É O VALOR DA PESSOA EM SI. O RACISMO É A COISA MAIS IGNORANTE QUE PODE ACONTECER…RACISMO É SINÕNOMO DE IGNORÂNCIA! SALVE A IQUALDADE RACIAL!!!! FORA A IGNORÂNCIA!!!!!!!!!!!!
30/12/2020 @ 08:13
É difícil acreditar que depois de 400 anos de escravidão, sim, pois até 1888, era ESCRAVIDÃO legalizada, após o 13 de Maio de 1888, a ESCRAVIDÃO virou RACISMO INSTITUCIONAL E ESTRUTURAL, uma forma de RACISMO aceita até por alguns negros que enganados pelos RACISTAS, pensam ter a ALMA BRANCA.
Não existe meio termo, nós, de cor preta, vivemos uma ESCRAVIDÃO com nome diferente que é o RACISMO. Para que possamos colocar um freio nessa situação, precisamos da um abaixo assinado para mudar a Lei 7716.
Precisamos mudar o texto da Lei que trata algumas AÇÕES RACISTAS simplesmente como INJÚRIA RACIAL. RACISMO, é PRESCTITIVEL E INAFIANÇÁVEL, feita essa mudança no texto da Lei, os RACISTAS começarão a respeitar o cidadão preto a um SER HUMANO.
07/01/2021 @ 20:35
Colocaram que o Lewis Latimer está à direita, mas é o contrário. ‘-‘
08/01/2021 @ 11:18
Obrigada por avisar. Já corrigimos. =)
08/01/2021 @ 18:06
O Sr Ilton deveria ler um pouco mais e também saber entender o que leu. A história está aí, nua e crua expondo a subjugação da ” cor externa”.
Tem horas que ficar calado a menos vergonha.
14/01/2021 @ 11:00
O racismo no Brasil é estrutural, pra vencer o racismo precisamos nos unir e fortalecer nossas bases……
31/01/2021 @ 09:43
Me fez lembrar um pouco Machado de Assis.
18/02/2021 @ 13:28
se jesus ate era negro mais clarearam o quadro dele colocaram cabelos compridos
15/10/2021 @ 19:10
[…] Preta, Geledes-Inventores, BuzzFeed, Geledés, Observatório3Setor, Taquigrafia em foco, Assemb. […]
22/10/2021 @ 12:34
[…] Preta, Geledes-Inventores, BuzzFeed, Geledés, Observatório3Setor, Taquigrafia em foco, Assemb. Leg., Geledes-Absorvente, […]
20/02/2022 @ 07:55
O homem negro sempre esteve presente na evolução da humanidade desde a África (Egito) a Américas, Europa e Ásia. Tentam nos reduz a nada infelizmente com ajuda de outros homens negros. África é Ciência, desenvolvimento , riqueza e humana. Viva África viva os povos de África e seus descendentes ????????????