História de Anne Frank é base para plataforma educacional gratuita

Compartilhar

O Programa Educativo Anne Frank é uma iniciativa do Instituto Plataforma Brasil. Evento online fornecerá conteúdos gratuitos para educadores e jovens multiplicadores de conhecimento em todo o país. Lançamento está previsto para 13 de junho

Foto tirada de exposição sobre Anne Frank no Instituto Plataforma Brasil.
Foto: Instituto Plataforma Brasil | Divulgação

Por Iara de Andrade

O Instituto Plataforma Brasil (IPB) irá lançar, em 13 de junho, o “Centro Anne Frank Educação”, como parte integrante do “Programa Educativo Anne Frank”, uma plataforma online voltada para educadores e jovens multiplicadores de conhecimento em todo o Brasil.

Materiais baseados na história de Anne e no contexto do Holocausto, período em que a menina viveu, foram elaborados para possibilitar aos educadores desenvolverem atividades que tratem de temas como preconceito, discriminação, igualdade de direitos, diversidade, democracia e cultura de paz.

A transmissão do lançamento será ao vivo pela plataforma Zoom; e acontecerá das 18h30 às 20h do dia 13 de junho. As inscrições podem ser feitas no link.

A programação terá:

  • 18h30 – Abertura (Joëlke Offringa e Vasco Rodrigues)
  • 19h – Diálogos sobre convivência escolar: preconceito, racismo e discriminação em sala de aula (Karl Schurster e Renata Pereira Lima Aspis)
  • 20h – Apresentação do Centro Anne Frank Educação (Joëlke Offringa)

A iniciativa, que teve apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo, pretende alcançar cerca de mil educadores e 50 mil alunos nos próximos três anos, além de outras instituições de educação locais, governamentais e não governamentais. A ideia é promover a compreensão mútua e a dignidade para todas as pessoas, contra o racismo, a exclusão social e a violência, para que práticas cruéis do período da Segunda Guerra Mundial não voltem a acontecer.

O IPB representa, desde 2006, a Anne Frank House no Brasil, promovendo atividades educativas pontuais em todo o país e oferecendo um plano de desenvolvimento continuado, o Programa Anne Frank. A parceria já promoveu mais de 17 mil atividades em diversos estados brasileiros, entre exposições (175), palestras (156), círculos de diálogos (452) e atividades da Rede Jovem Anne Frank (942). Foram cerca de 768 mil visitantes, 72.535 participantes e 1.512 jovens monitores formados pela metodologia de educação de pares.


Compartilhar