Gesto solidário transforma auxílio a moradores de rua em projeto social
VoluntariadoO projeto social Anjos das Ruas arrecada doações e, através do trabalho voluntário, distribui comida e agasalhos para pessoas em situação de rua no município de Rio Verde, em Goiás

Por Ana Clara Godoi
“O que mais falta no ser humano é isso. É esse espírito em ajudar quem tanto precisa”, desabafa Camila Henrique, coordenadora do projeto Amor – Anjos das Ruas. Localizado em Rio Verde, município de Goiás, o Anjos da Rua arrecada doações e distribui marmitas para pessoas em situação de rua há sete anos.
O Estado de Goiás registrou 2.449 famílias em situação de rua, o que representa uma média de mais de 37%, valor mais alto que a média nacional de 12,95%. Ao menos nas segundas-feiras, esta população tem sua fome saciada pelas refeições distribuídas pelo projeto. Cerca de 80 voluntários se encarregam de garantir os alimentos, prepara-los e distribui-los semanalmente.
Camila sempre teve o hábito de ajudar pessoas em necessidade com doação de alimentos. Quando se mudou para Rio Verde, sete anos atrás, percebeu a alta demanda assim que distribuia as primeiras marmitas. “Comecei fazendo comida em casa eu mesma, meu marido e meus filhos levando para um morador de rua ali na rodoviária ou nas praças que a gente via. Cada dia que eu levava aumentava mais [a quantidade de moradores em necessidade]. Eu falei ‘gente, acho que nós podemos mudar isso’”. Em poucos dias, Camila deu nome ao projeto e ou a se dedicar a ele todos os dias.
Para Camila, o momento mais marcante na rotina solidária é presenciar pessoas ando frio e fome nas ruas. “É um dos momentos que mais me marca sempre, ainda continua me marcando. Toda vez parece que é novo. Aquilo dói muito, principalmente quando a gente chega em casa. Temos nossa cama quentinha, nossa coberta, e você lembra daquele irmão que está lá na rua, que não tá ali por culpa dele, sabe?”.
Além de fazer marmitas para pessoas em situação de rua, o Anjos das Ruas arrecada doações e monta cestas básicas para as Casas de Sopa da cidade de Rio Verde, instituições que atendem famílias cadastradas todo domingo. O projeto social ainda realiza uma corrida beneficente em que os participantes se inscrevem através da doação de um cobertor e uma peça de roupa de frio. Por meio da inciativa é possível arrecadar mantimentos para o ano inteiro, de acordo com Camila.
O projeto Amor – Anjos das Ruas foi uma das campanhas comunitárias participantes do Dia de Doar em 2022, campanhas que promovem doações de uma comunidade para ela mesma, incentivando o engajamento local.
Interessados em contribuir com doações ou trabalho voluntário podem entrar em contato através das redes sociais do projeto. As atividades do Anjos das Ruas estão alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 da Agenda 2030 da ONU, que diz respeito ao combate à fome.