G10 Favelas leva renda e inclusão para comunidades

Direitos Humanos
Compartilhar

O G10 Favelas fomenta iniciativas para lidar com a falta de o a serviços nas comunidades, focando na geração de renda e impacto social

Imagem: Adobe Stock

Os moradores de favelas são expostos a diversas dificuldades no seu cotidiano. Além dos problemas habituais, como a falta de infraestrutura adequada, muitas vezes essas pessoas são impedidas de usufruir de serviços e comodidades corriqueiras. Em algumas comunidades do Brasil, os residentes não possuem o a carros de aplicativo, serviços de entrega e até linhas de crédito, por exemplo. O G10 Favelas fomenta uma série de iniciativas para lidar com essa exclusão.

Uma organização sem fins lucrativos formada por um bloco de líderes e empreendedores de impacto social nas favelas brasileiras, o G10 Favelas tem nome inspirado no G7 e G20, grupos dos países mais ricos do planeta. O bloco surgiu como resposta à falta de o a serviços e oportunidades nas comunidades, afirmou Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas, em entrevista para o UOL.

Formado em 2019, o bloco de liderança das maiores comunidades do Brasil, cria diversas soluções para enfrentar as dificuldades existentes nas favelas, focando no impacto social e geração de renda. Entre as iniciativas está o G10 Bank, um banco comunitário que oferece serviços financeiros íveis para os moradores das favelas.

O G10 Bank também serve como ferramenta de apoio financeiro para os moradores desenvolverem seus próprios negócios, alavancando o empreendedorismo nas favelas e fomentando negócios que atendam as necessidades dos residentes dessas comunidades. Ao todo, são quase 50 iniciativas nascidas na favela de Paraisópolis–SP sendo espalhadas para outras comunidades do país.

Um dos maiores exemplos de sucesso do apoio e mentoria realizado pela organização Favela Brasil Express. Criada em Paraisópolis, essa startup de logística já atende mais de 90 favelas e bairros. O  negócio Favela Brasil Express visa suprir a escassez de serviços de entrega de mercadorias nas comunidades brasileiras, garantindo que os itens comprados virtualmente cheguem às mãos dos moradores.

Fora essas e outras iniciativas, como a Bolsa de Valores própria para as favelas e um negócio que conecta empresas com pessoas desempregadas, o G10 Favelas realiza doações nas comunidades. Segundo o bloco, foram mais de 3 milhões de marmitas e cestas básicas distribuídas, com mais de 6 milhões de vidas mudadas.

É possível colaborar com o G10 Favelas com doações via PIX, ando o site do bloco.


Compartilhar