Fundação FEAC apoia negócios sociais como fonte de renda para OSCs

Cultura de Doação
Compartilhar

EBOOK_NEGOCIOS_SOCIAIS_page-0001
Capa do e-book: publicação é gratuita e disponível para , que irá ajudar OSCs e empreendedores sociais. Divulgação C.

Um desafio comum às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) é a captação de recursos financeiros para sustentar suas atividades que são essenciais para a promoção de direitos, prestação de serviços e atendimento a populações em situação de vulnerabilidade social. Depender de uma única fonte de receita, geralmente de doações, é uma realidade que precisa ser modificada.

Nos últimos anos, a Fundação FEAC identificou que as organizações sociais de Campinas enfrentam diversos desafios relacionados à gestão, governança e sustentabilidade, sendo a limitação na captação de dinheiro um deles. Uma maneira de contornar o problema da escassez de recursos é apostar em negócios sociais. Seguindo essa premissa, a Fundação FEAC apoiou a Casa da Criança Paralítica (C), instituição que há 71 anos oferece tratamento de reabilitação gratuito para crianças e adolescentes com deficiência física e comprometimento neurológico em Campinas, em um importante projeto que tinha como objetivo fortalecer seu negócio social e compartilhar conhecimento e experiência com outras OSCs.

Com um investimento de R$160 mil, a Fundação apoiou a ampliação do Bazar do Sonho II, no Jardim Nova Europa, loja que vende uma variedade de itens usados em bom estado, e a criação de um e-book que pode servir como um guia para as OSCs que queiram implantar um negócio social e promover a própria sustentabilidade financeira a partir de um modelo que traga impacto social positivo. A FEAC doou também R$ 110.000,00 para a reforma do Bazar I, que fica na sede da C. Juntas, as duas unidades do Bazar geram 18% dos recursos financeiros arrecadados pela instituição.

Ampliação do Bazar e da Renda
O Bazar do Sonho, criado em 2004 pela Casa da Criança Paralítica (C) para gerar renda e oferecer roupas e calçados íveis, ou por diversas mudanças. Em 2018, foi transferido para um espaço maior e ganhou estrutura para captação de doações. “Em 2023, foi inaugurada, com o apoio da Fundação FEAC, a segunda unidade do Bazar do Sonho, em um contêiner localizado no Jardim Nova Europa, também em Campinas. O objetivo era ampliar este negócio social com duas unidades funcionando simultaneamente, em localidades diferentes da cidade”, explica Regiane Fayan, coordenadora de Projetos e Mobilização de Recursos da Casa da Criança Paralítica. Em janeiro de 2025, após mais de três meses de obras, a C reinaugurou a unidade I do Bazar do Sonho em sua sede em um prédio em alvenaria, mantendo a área da estrutura anterior, de 270 metros quadrados, mas com layout distinto e pé direito alto, para garantir mais comodidade aos clientes, funcionários e voluntários do local, com melhor exposição dos produtos, mobiliário com padrão de loja e ar-condicionado.

E-book gratuito sobre negócios sociais
A experiência do Bazar do Sonho inspirou o e-book “Negócios sociais versus impacto social”, lançado em março de 2025. Disponível gratuitamente no site da C, o material foi desenvolvido com apoio da Fundação FEAC para orientar OSCs e empreendedores sociais sobre o tema. O conteúdo inclui conceitos, práticas e o uso do CANVAS para estruturação de negócios sociais, visando fortalecer o ecossistema social. “Os negócios sociais têm o poder de transformar vidas, impulsionar mudanças sistêmicas e construir um futuro mais justo e sustentável para todos. Com o e-book, queremos ampliar a informação sobre esse assunto para beneficiar o maior número possível de OSCs e outros públicos interessados no tema”, destaca Regiane, da C.

Serviço:
E-book “Negócios sociais versus impacto social”
Lançado pela Casa da Criança Paralítica de Campinas com apoio da Fundação FEAC
Gratuito
Disponível para no site www.c.org.br


Compartilhar