Franklin Valverde lança livro sobre Pelé em evento no Museu do Futebol

Compartilhar

No próximo sábado (16/12), no Museu do Futebol, em São Paulo, ocorrerá o lançamento do livro “Entende? – 10 crônicas sobre Pelé”; evento também terá bate-papo sobre a importância do Rei Pelé. 

Pelé, uma no de eternidade
Foto: Divulgação.

Por Redação

O jornalista Franklin Valverde, apresentador dos programas de rádio Perspectiva e Brasil ODS, do Observatório do Terceiro Setor, irá lançar o livro “Entende? – 10 crônicas sobre Pelé” neste sábado, 16 de dezembro.  Nesse livro, Valverde relata dez histórias que marcaram sua vida de torcedor santista.

O lançamento do livro será neste sábado (16/12), durante o evento “Pelé: um ano de eternidade”, no Museu do Futebol, em São Paulo.

Antes do lançamento, haverá um bate-papo inicial com Marcos Teixeira, jornalista esportivo, colunista do Ludopédio e setorista do futebol português na Web Rádio Goool de Plac e Franklin Valverde, jornalista, poeta e professor universitário. A conversa trará como tema o Rei Pelé, sua importância e falta para as novas gerações.

Após o debate, a partir das 16 horas, acontecerá uma tarde de autógrafos de Entende? – 10 crônicas sobre Pelé. Nesse “Entende?”, interjeição imortalizada pelo Rei do futebol, Franklin Valverde reuniu 10 crônicas em que a figura de Pelé esteve presente em sua vida. São 10 momentos que refletem sentimentos, emoções, alegrias e também tristezas, sim, pois a vida também é feita delas.

Valverde diz que “Entende? é um livro sobre futebol pelo olhar de um torcedor apaixonado”, sintetizando a essência de sua nova obra.

Publicada pela Editora Patuá, o livro relata como o Rei despertou a paixão do autor pelo futebol. São 10 crônicas que fluem de maneira leve e envolvente, conduzindo o leitor para um eio literário da primeira até a última frase. A obra é ilustrada com fotos que retratam muitos dos momentos abordados no livro.

Franklin Valverde é poeta, jornalista, professor universitário e torcedor do Santos FC desde criancinha. É graduado em Jornalismo (PUC-SP), mestre em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela FFLCH-USP e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. No jornalismo trabalhou no Jornal da Tarde, Folha da Tarde, Veja São Paulo, IPS, O Estado de S.Paulo; foi editor das revistas Churrasco & Churrascarias, Viva Gourmet e K – Jornal de Crítica. Teve programas radiofônicos nas emissoras: Brasil 2000 FM, Cultura FM, Trianon AM e Brasil Atual FM. Também foi apresentador do programa Debate Aberto, da TV São Marcos, no Canal Universitário (São Paulo). Pela Editora Patuá publicou os livros de contos Antes do zoológico (2018) e Babylônia blues (2019); Concretudes (2022), uma síntese de sua produção poética visual nos últimos quarenta anos, e Bossalnarianas – Flashes irreverentes da Era da Estupidez (2022), um livro de microcrônicas ilustradas pelo autor.


Compartilhar