Formar para transformar: generosidade e cidadania desde cedo

Cultura de Doação
Compartilhar

Freepik
Imagem: Freepik

Elpís Pechlivanis Ziouva é co-fundadora da Educação para Gentileza e Generosidade (EGG), sócia da Umbigo do Mundo Comunicação, integrante do Movimento por uma Cultura de Doação é a Voz dessa semana.

A generosidade é uma semente que floresce quando cultivada desde cedo. Ao aproximarmos crianças e jovens do universo da solidariedade, do respeito, da gentileza, não apenas despertamos seu senso cidadão, mas também os capacitamos a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.

Como aponta o Movimento por Uma Cultura de Doação em sua Diretriz 1ª, é essencial “educar para a cultura de doação”, promovendo ações que estimulem o olhar generoso para o coletivo e a participação ativa na vida comunitária desde a infância, sendo escolas, famílias e comunidades essenciais neste processo.

Segundo o relatório Valores de Cidadania nas Escolas (2023), publicado pelo Instituto Sivis em parceria com a Politize!, que investigou práticas de formação cidadã com jovens do Ensino Médio, valores como empatia, participação social e senso de comunidade têm papel central no ambiente escolar. Afinal, qual o futuro da cidadania em um país marcado por polarizações políticas e debates acirrados nas redes sociais? É a essa questão que a pesquisa “O que é, o que é: Cidadania”, realizada pela plataforma Educação para Gentileza e Generosidade (EGG), tenta responder, trazendo um recorte inédito sobre como as crianças brasileiras compreendem esse conceito fundamental. Os resultados revelaram um cenário inquietante: mais de 75% das respostas se concentram em conceitos de obediência e respeito às regras, enquanto o restante menciona participação social ativa ou transformação coletiva.

A escola é um espaço potente para o cultivo de valores como empatia, responsabilidade coletiva e solidariedade. Ao incluir a temática da doação em projetos pedagógicos, damos aos jovens a oportunidade de experimentar na prática o poder transformador do cuidado com o outro.

Leia o texto completo no blog do Movimento por uma Cultura de Doação: www.doar.org.br/post/formar-para-transformar-generosidade-e-cidadania-desde-cedo


Compartilhar