FIFE 2025 bate recorde de participantes
EventosDurante o evento, em Curitiba, o Observatório do Terceiro Setor apresentou a palestra “ONG x Imprensa: como emplacar notícias da sua organização”, em parceria com a DePropósito Comunicação de Causas

Por Lucas Neves
Entre os dias 8 e 11 de abril, a cidade de Curitiba–PR recebeu o maior evento de gestão para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do país, o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE). A edição de 2025 obteve recorde de público, com mais de 1.600 participantes, 136 palestrantes e cerca de 100 atividades.
Realizado desde 2014 pela Rede Filantropia, o FIFE se consolidou como um dos principais eventos do terceiro setor para construção de conexões, networking e intercâmbio de experiências. Além dessa troca de informações entre agentes do terceiro setor, o encontro aborda temas pertinentes para gestão de organizações da sociedade civil, como legislação, contabilidade, comunicação e marketing, tecnologia, voluntariado e captação de recursos.
No terceiro dia do FIFE (10 de abril), o Observatório do Terceiro Setor (OTS), em parceria com a DePropósito Comunicação de Causas, apresentou a palestra “ONG x Imprensa: como emplacar notícias da sua organização”. Diego Scala, superintendente do OTS, reitera a importância de participar de um evento da magnitude do FIFE.
“O propósito do OTS é fortalecer o terceiro setor e ser referência na comunicação, isso a pelo ato de estar mais presente em eventos. A comunicação é uma das coisas que mais precisam ser desenvolvidas no terceiro setor, então é muito legal saber que, cada vez mais, as organizações estão pensando nisso”, afirma Diego.
Durante a palestra, Diego Scala e Jéssica Amaral, diretora-executiva da DePropósito Comunicação de Causas, trouxeram insights sobre a produção jornalística e os critérios adotados pelos veículos de comunicação para a divulgação de conteúdos do Terceiro Setor. O tinha o propósito de fortalecer a relação entre as organizações e os canais de comunicação.
“A relação entre organizações sociais e a imprensa deve ser cada vez mais sólida e com propósito. A palestra abordou os dois lados e mostrou que critérios devemos usar para ser pauta em veículos de comunicação e como a imprensa faz a seleção”, diz Jéssica. Ela também destaca que os participantes tiveram o a essa percepção, podendo usá-la em suas comunicações.
Sobre o Observatório do Terceiro Setor
Fundado em 2012 pelo jornalista Joel Scala, o Observatório do Terceiro Setor é uma agência multimídia de conteúdo focada em dar visibilidade às boas práticas das organizações da sociedade civil no Brasil. O jornalista tinha como motivação dar voz aos atores que fazem a diferença na realidade social brasileira. A plataforma conta com programas de rádio, TV e canais digitais que promovem debates sobre educação, saúde, direitos humanos, cultura e meio ambiente, sempre com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e inclusiva.