Festival promove arte de idosos para celebrar terceira idade
Direitos HumanosCompreendendo a importância de um envelhecimento digno e saudável, a Fundação Julita promove a 5ª edição do Festival Terceiro Sinal. O festival, que aconteceu em São Paulo no mês de setembro, contou com uma programação artística variada, apresentada por idosos.

A expectativa de vida continua a crescer no Brasil, chegando a 76,4 anos em 2023, conforme o IBGE, o que representa um aumento de quase 10% em comparação com o ano 2000. Considerando que a população brasileira tem envelhecido e possui, cada vez mais, uma terceira idade prolongada, é fundamental que os idosos possam se sentir acolhidos, pertencentes e que tenham oportunidades para continuar ativos na sociedade.
Para celebrar a vida, a trajetória e a sabedoria dos idosos, a Fundação Julita realizou, entre os dias 12 e 14 de setembro, a 5ª edição do Festival Terceiro Sinal. Acontecendo pela primeira vez em 3 espaços distintos da cidade de São Paulo, o evento foca em festejar e promover a produção artística realizada pela terceira idade.
Neste ano, o Festival Terceiro Sinal reuniu mais de 450 pessoas, as quais puderam contemplar uma programação artística bastante diversa, incluindo iniciativas como teatro, palestras e corais. O primeiro dia do evento aconteceu no Sesc Santo Amaro, o segundo CEU Casa Blanca e o terceiro no Teatro Leopoldo Froes, todos na zona sul da capital paulista.
Em publicação nas redes sociais da Fundação Julita, o Elton Vitor, idealizador e coordenador do Festival Terceiro Sinal, contou sobre a importância do evento. “São produções artísticas desenvolvidas por pessoas idosas. É isso mesmo, são os idosos ocupando os palcos para falar sobre os direitos e garantias sobre todos os direitos de um envelhecimento digno e saudável”.
A Fundação Julita é uma organização social não governamental que atua há mais de 70 anos em prol da educação e da garantia de direitos de crianças, jovens e idosos em vulnerabilidade social. O trabalho da fundação voltado à prestação de assistência para a terceira idade beneficia mais de 200 pessoas com mais de 60 anos em situação de risco pessoal e social.
A atuação da ONG com as pessoas idosas tem o objetivo de desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável. Deste modo, a fundação visa fortalecer a autonomia e a sociabilidade dos beneficiados. Este trabalho contribui diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU, sobretudo, com o ODS 3 (saúde e bem-estar), que busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.