Evento reúne imagens produzidas por jovens fotógrafos de comunidade
CursosNo final de agosto, o Instituto Verdescola, localizado na Vila Sahy, em São Sebastião, celebrou o mês do Dia Mundial da Fotografia com a exposição “A Vila Vive em Imagens”. O evento trouxe à tona o poder da fotografia como ferramenta de transformação social, dando voz e protagonismo a uma comunidade marcada por grandes desafios.

No final de agosto, o Instituto Verdescola, localizado na Vila Sahy, em São Sebastião, celebrou o mês do Dia Mundial da Fotografia com a exposição “A Vila Vive em Imagens”. O evento trouxe à tona o poder da fotografia como ferramenta de transformação social, dando voz e protagonismo a uma comunidade marcada por grandes desafios.
Há 14 anos, o Instituto Verdescola oferece a Oficina de Fotografia, um projeto que tem sido crucial para mudar olhares e revelar as subjetividades da Vila Sahy. A exposição apresentou imagens capturadas por jovens fotógrafos da comunidade, que retratam tanto as paisagens locais quanto os desafios enfrentados pela região em relação ao racismo ambiental.
Esse termo refere-se às desigualdades ambientais que afetam desproporcionalmente comunidades vulneráveis, muitas vezes como resultado de políticas e práticas que não consideram plenamente suas necessidades. As fotografias trazem à tona essa realidade, ao mesmo tempo em que destacam o empenho da comunidade em promover um ambiente mais justo e saudável para todos.

Segundo Raquel de Oliveira, Diretora Executiva do Instituto Verdescola, a exposição foi uma oportunidade para abrir uma janela para o cotidiano da comunidade. “As imagens capturadas pelos jovens revelam narrativas visuais que reconfiguram percepções e abrem espaço para uma nova compreensão da vida na Vila Sahy. Ao desafiarem estereótipos, essas fotografias não apenas oferecem uma visão mais profunda e autêntica da realidade da comunidade, mas também inspiram a reflexão sobre os futuros possíveis para a região, destacando as potencialidades e os caminhos para um desenvolvimento mais justo e sustentável.”, explicou Raquel.
Um exemplo inspirador dessa iniciativa é Jainara Cavalcante, de 22 anos. Ela encontrou na Oficina de Fotografia do Verdescola o impulso para trilhar uma carreira na área de Comunicação. Sob a orientação de Martin Gurfein, fotógrafo com mais de 20 anos de experiência na revista Caras, Jainara teve a chance de atuar como assistente de fotografia na Ilha de Caras, em Angra dos Reis, em 2019. Essa experiência foi decisiva para consolidar seu interesse pela comunicação.
Gurfein, que conduz a oficina desde a sua criação, ressalta o impacto da fotografia na vida dos jovens. “A fotografia é uma linguagem poderosa, capaz de transformar percepções e realidades”, afirmou o fotógrafo. Sob sua orientação, centenas de jovens da Vila Sahy aprenderam não apenas técnicas fotográficas, mas também descobriram um novo meio de expressar suas emoções e construir suas próprias narrativas.
Sobre o Verdescola
O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e com atuação em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, desde 2008. Diariamente são atendidas cerca de 1.000 crianças, adolescentes e adultos de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, recebeu o título de Melhor ONG do Estado de São Paulo. Por seis anos consecutivos, de 2018 a 2023, o Instituto Verdescola é premiado como uma das 100 Melhores Ongs do Brasil.
Para conhecer mais sobre o Instituto Verdescola, e aqui e saiba mais.