Estudantes da USP reúnem doações para combater a fome nas periferias

Voluntariado
Compartilhar

A campanha ‘SP Contra o Coronavírus’ reúne mais de 100 estudantes da USP para arrecadar doações de alimentos e combater avanço da fome nas periferias da cidade

Foto: SP Contra o Coronavírus/Reprodução

Por: Mariana Lima

Observando o agravamento da pandemia, cerca de 100 estudantes da Universidade de São Paulo (USP) decidiram se unir para atuar em rede e auxiliar famílias da periferia da cidade de São Paulo.

A ação começou ainda em março de 2020. Desde então, eles vêm promovendo a campanha SP Contra o Coronavírus para arrecadar contribuições para comunidades vulneráveis da cidade, especialmente nas regiões do Grajaú, Capão Redondo, Campo Limpo, Perus, Brasilândia, São Mateus, Cidade Tiradentes e Rio Pequeno.

Antes do surgimento da campanha, muitos estudantes já atuavam na periferia através da Rede de Cursinhos Populares Elza Soares, que deu base para o surgimento da iniciativa.

Desta forma, alunos e professores conseguiram mais voluntários e chegaram a distribuir 20 toneladas de alimentos, cerca de 4,5 mil cestas básicas e kits de higiene, obtidas de 700 doadores.

A iniciativa conta com o apoio de algumas personalidades, como Juca Kfouri, Rita Von Hunty, Petra Costa, Djamila Ribeiro, Pedro Serrano, Mel Lisboa e Gregório Duvivier. Apesar do sucesso da iniciativa, os voluntários vêm acompanhado uma queda nas doações.

O projeto permite que os interessados organizem a arrecadação de alimentos, ajudem na distribuição de doações ou se tornem voluntários para atuar na equipe de comunicação através de um formulário online.

Confira uma das ações realizadas pela iniciativa na região do Campo Limpo:

Fonte: Jornal da USP


Compartilhar