Espaços culturais do Rio de Janeiro tem programação de carnaval gratuita
Banho de mangueira e bailes carnavalescos são as atrações gratuitas do Galpão Bela Maré e da Arena Carioca Dicró neste carnaval

Por Ana Clara Godoi
Os espaços culturais da Zona Norte do Rio de Janeiro, Galpão Bela Maré, localizado no Conjunto de Favelas da Maré, e a Arena Carioca Dicró, na Penha, têm atrações de carnaval gratuitas para todas as idades de quarta (14) a domingo (19).
A primeira atração é o banho de mangueira e de piscina para quem quiser se divertir e refrescar, realizado a partir das 11 horas de quarta-feira, dia 15, na piscina do Bela Maré. As crianças que comparecerem também poderão participar do campeonato dos barquinhos e uma corrida deslizante.
Já a Arena Carioca Dicró vai contar com três dias de folia com direito a bailes carnavalescos. O primeiro será na sexta-feira, 17, a partir das 19 horas, com o Bailão do Ary. Todos os ritmos musicais serão tocados em um baile eclético comandado pelo DJ Coisa. No sábado, dia 18, das 14 às 17 horas, acontece o tradicional Baile do Rabisca com DJ Dee X e com inho Carioca. E no domingo, dia 19, também das 14 às 17 horas, é a vez do Bailinho da Dicró. A folia mirim será comandada pelo DJ Seduty com uma trilha sonora especial feita para os pequenos.
O Galpão Bela Maré, projeto do Observatório de Favelas realizado em parceria com a Automatica, é um espaço voltado à produção, mobilização e formação das expressões culturais. A Arena Carioca Carlos Roberto de Oliveira – Dicró é um espaço cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, cogerido pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Localizada na Penha, o espaço oferece balé Infantil, teatro juvenil, aulão de inho, dança de salão, dança árabe, capoeira, circo.
O Observatório de Favelas é uma organização da sociedade civil que atua nacionalmente com a produção de conhecimento e promoção de políticas públicas sobre as favelas e o direito à cidade. As ações da entidade contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 10, metas da Agenda 2030 da ONU que incentivam o o à cultura e a redução das desigualdades.