Escola de negócios oferece mentoria e aceleração a projetos de Jovens Aprendizes

Cursos
Compartilhar

Copia-de-IMG_2386_RS
Maria Júlia Cordeiro quer criar um clube de leitura interativo

Uma das mais renomadas escolas de negócios do mundo, a Fundação Dom Cabral (FDC) realizou em fevereiro um workshop de gestão e empreendedorismo para adolescentes e jovens selecionados como Jovens Embaixadores pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante). A iniciativa começou com uma etapa de aceleração de projetos de negócios sociais de seis participantes e continuará ao longo do ano, possibilitando desenvolvimento e acompanhamento a 40 aprendizes ou ex-aprendizes que se destacaram no Programa de Aprendizagem Profissional mantido pela entidade junto a mais de 2,6 mil empresas de todo o Brasil.

A capacitação faz parte de uma jornada de aceleração iniciada em novembro, com término previsto para junho deste ano. Durante a etapa de fevereiro, os seis Jovens Embaixadores aram por 16 horas de imersão com foco em gestão, empreendedorismo, marketing e finanças, recebendo orientações para impulsionar projetos alinhados com a agenda de ESG (governança ambiental, social e corporativa), a fim de gerar impactos positivos para as futuras gerações. Ao final da jornada, os participantes receberam uma certificação de formação da Fundação Dom Cabral.

“Na Fundação Dom Cabral, acreditamos que iniciativas como essa são fundamentais para capacitar jovens a liderarem com propósito. A parceria com o Espro oferece as ferramentas necessárias para que eles desenvolvam projetos sustentáveis e com impacto positivo. Estamos comprometidos em apoiar o crescimento desses futuros líderes e contribuir para uma sociedade mais justa e sustentável”, compartilha Márcia Bretz, Gerente de Projetos da FDC.

Protagonismo e impacto
O projeto Jovens Embaixadores do Espro tem o objetivo de estimular o protagonismo juvenil, apoiando jovens aprendizes que desejam se aprofundar em iniciativas de impacto.

Na fase inicial da edição, realizada entre julho e setembro de 2024, 40 participantes tiveram seus projetos sociais e profissionais selecionados para atividades de imersão, que aconteceram a partir de novembro, em São Paulo, incluindo palestras, eventos culturais e representação institucional do Espro. Além disso, com o objetivo de conquistar uma das seis vagas disponíveis para mentoria e aceleração com a FDC, os jovens puderam apresentar seus projetos e defender os critérios de estruturação da ideia, viabilidade econômica e impacto social. O e da escola de negócios continuará ao longo do ano.

“Além de empoderar ainda mais os participantes e estimular a formação de futuras lideranças, a iniciativa Jovens Embaixadores reforça o valor da política pública da aprendizagem”, avalia Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “Um ano após terminarem o Programa de Jovem Aprendiz no Espro, 80% dos jovens de 18 a 24 anos seguem empregados e apenas 7% se encontram sem trabalhar e estudar, contra 26% dos brasileiros em geral na mesma faixa etária, segundo dados do IBGE. Enquanto somente 15% dos brasileiros de 18 a 24 anos conseguem conciliar estudo e trabalho e 44% só trabalham, entre os ex-aprendizes do Espro esses índices são respectivamente de 61% e 20%”*.

Maria Júlia Cordeiro, de 21 anos, é parte da atual seleção dos Jovens Embaixadores, com um projeto que almeja a criação de clube de leitura interativo para crianças e adolescentes. “Essas capacitações me ajudam a enxergar novas possibilidades para o meu futuro e para o meu projeto. Sei que cada conhecimento adquirido será essencial para estruturar melhor minhas ações e ampliar o meu impacto na comunidade”, avalia. “Para mim, esse tipo de incentivo faz toda a diferença, pois mostra que podemos sonhar alto e nos desenvolver com apoio e orientação”.

*Pesquisa Empregabilidade Jovem Espro 2024 – Amostra: 1.810 ex-aprendizes de todo o Brasil. Período da coleta: dezembro 2024. | Síntese de Indicadores Sociais IBGE.


Compartilhar