Engaja Brasil e KPMG lançam plataforma inovadora para avaliar transparência e maturidade de OSCs no país
ONGs em Ação
A Engaja Brasil, uma startup sem fins lucrativos e pioneira no fortalecimento da governança e transparência no terceiro setor, lança plataforma inovadora, projetada para diagnosticar a maturidade e transparência dos critérios de governança, riscos, compliance, ambientais e sociais das OSCs no Brasil. Desenvolvida em conjunto com a KPMG, a ferramenta tem como objetivo impulsionar a transformação social ao conectá-las com empresas e investidores. A partir de 2025, a Engaja Brasil oferecerá mentorias para o fortalecimento das práticas avaliadas às organizações interessadas como parte da expansão do projeto.
A plataforma Engaja Brasil oferece uma metodologia robusta baseada no renomado framework do COSO (estrutura de controles internos que oferece para organizações orientações sobre a gestão adequada) para avaliar práticas de governança, riscos, compliance, ambientais e sociais das OSCs. Este diagnóstico permite que as organizações identifiquem seus pontos fortes e áreas de melhoria, oferecendo um mapa claro para alcançar excelência operacional e atratividade para investidores.
“O que não pode ser medido não pode ser melhorado,” afirma Cristiane Almeida, diretora do Instituto Engaja Brasil. “Nossa plataforma não apenas traz transparência para as OSCs, mas também fortalece a confiança dos investidores, potencializando o impacto social de suas ações.”
Entre as funcionalidades da plataforma oferecidas aos investidores sociais, está uma calculadora que demonstra o potencial de utilização dos incentivos fiscais disponíveis para a empresa, permitindo maximizar os benefícios tributários. De acordo com o relatório BISC 2022, existem mais de 545 mil empresas no Brasil que podem usufruir das leis de incentivo fiscal. Entretanto, mais de 90% delas não aproveitam todos esses benefícios.
Além disso, a plataforma ainda disponibiliza um de Visualização da Maturidade ESG/GRC e dos Riscos das organizações parceiras, oferecendo uma visão estratégica e integrada do portfólio de investimentos. Também está disponível um Portal de Projetos, que facilita a identificação de iniciativas alinhadas aos interesses do investidor, otimizando a alocação de recursos de forma mais eficaz.
“Pela primeira vez, as OSCs terão uma ferramenta capaz de dar um direcionamento completo e eficaz sobre como está o nível de maturidade delas com relação aos critérios ESG, de riscos e compliance, um dos mais exigidos pelos investidores. Com base nessas informações, elas terão um norteador sobre como se posicionar a respeito dos tópicos mais discutidos no Brasil e no mundo e isso será um diferencial de mercado”, finaliza o sócio-diretor de consultoria em ESG da KPMG, André Winter.
Sobre a Engaja Brasil
A Engaja Brasil é uma plataforma que busca fortalecer a governança, gestão de riscos e integridade do terceiro setor no Brasil. Nossa missão é conectar empresas e organizações da sociedade civil em prol da transformação social com transparência e ética. Com o apoio da KPMG, oferecemos uma metodologia segura e educativa para avaliar práticas em ESG e GRC, promovendo um ambiente mais confiável e atrativo para investimentos sociais.
Sobre a KPMG Brasil
A KPMG é uma rede global de firmas independentes que presta serviços profissionais de auditoria, tributos e consultoria. Está presente em 143 países e territórios, com 270 mil profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. No Brasil, são mais de cinco mil profissionais, distribuídos em 15 cidades de 10 estados e do Distrito Federal. Orientada pelo seu propósito de empoderar a mudança, a KPMG é uma empresa referência no segmento em que atua. Compartilha valor e inspira confiança no mercado e nas comunidades há mais de 100 anos, transformando pessoas e empresas e gerando impactos positivos que contribuem para a realização de transições sustentáveis em clientes, governos e sociedade civil.