Jornadas digitais e empregabilidade impulsionam jovens no Plano de Menina
Direitos HumanosIniciativa Plano de Menina já impactou mais de 2 milhões de meninas e expande suas ações com workshops sobre saúde feminina e empregabilidade, beneficiando ainda mais adolescentes de São Paulo.

No cenário brasileiro de desigualdade social em que meninas de periferias enfrentam diariamente desafios como a falta de o à educação de qualidade, oportunidades de emprego e espaços seguros para seu desenvolvimento, iniciativas como o Plano de Menina surgem como ferramentas essenciais para a transformação social. Esses projetos são fundamentais para quebrar ciclos de pobreza e marginalização, oferecendo capacitação e e para que essas jovens possam desenvolver suas habilidades e transformarem suas próprias histórias.
O Plano de Menina é um projeto social criado em 2016 com a missão de capacitar e conectar meninas de periferias a grandes oportunidades, ajudando-as a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. Idealizado por Vivi Duarte, fundadora e presidente, o projeto nasceu de uma experiência pessoal e hoje impacta milhões de jovens em todo o Brasil.
Através de jornadas digitais, programas de empregabilidade, bolsas de estudo e outras iniciativas, o Instituto Plano de Menina acolhe, prepara e impulsiona meninas, desenvolvendo tanto suas soft skills (habilidades interpessoais) quanto hard skills (competências técnicas) necessárias para que realizem seus planos e sonhos.
O Plano de Menina já impactou mais de 2 milhões de meninas através de conteúdos online e cursos, formou mais de 3 mil em programas presenciais. Desde o início do projeto, mais de 500 meninas conseguiram emprego em companhias globais, e somente durante a pandemia, 112 foram contratadas. O projeto está presente em mais de 10 estados do Brasil, ampliando seu alcance e criando um impacto real nas vidas dessas jovens.
Com a iniciativa, as jovens podem se cadastrar no site do projeto, criar um perfil e ar jornadas digitais, onde terão a oportunidade de gerar certificados e fazer parte de um banco de talentos que conecta meninas a oportunidades de emprego.
Além disso, o Instituto conta com o apoio de mentoras voluntárias, profissionais que desejam compartilhar suas expertises e ajudar a capacitar as meninas em temas como liderança, autoestima, finanças, saúde e direitos. O projeto está aberto para mulheres de diversas áreas que queiram contribuir para a construção de um futuro melhor para essas jovens.
Agora o projeto acaba de ganhar mais um reforço com a nova parceria firmada com a Organon, empresa global de saúde focada em soluções para a saúde feminina. A Organon será a marca madrinha do pilar Close Certo, um dos cinco pilares do projeto, e conduzirá workshops em escolas de regiões periféricas de São Paulo, beneficiando cerca de 150 meninas entre 14 e 17 anos. Durante três meses, as jovens participarão de encontros interativos que abordarão temas como saúde feminina, bem-estar e desenvolvimento de carreira. Além dos workshops, as participantes terão a oportunidade de visitar a fábrica da Organon, ampliando suas perspectivas de carreira e conhecimento sobre o mercado de trabalho.
O Plano de Menina exemplifica o papel transformador do terceiro setor ao oferecer soluções inovadoras e inclusivas para meninas de periferias, ajudando a reduzir as desigualdades e criar oportunidades reais de desenvolvimento. Através de parcerias, voluntariado e apoio institucional, a iniciativa reflete a importância de ações coletivas e organizadas para a promoção da justiça social. O projeto contribui especialmente para os ODS 4 (Educação de Qualidade), o ODS 5 (Igualdade de Gênero), o ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).