Em um ano, 7 em cada 10 brasileiros doaram dinheiro
Cultura de DoaçãoSegundo pesquisa do IDIS, doações foram realizadas para organizações sociais, igrejas e pessoas físicas
Por Caio Lencioni
Segundo o retrato da doação no Brasil, realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), 70% dos brasileiros doaram dinheiro no período de um ano. O estudo aponta que os recursos foram destinados a organizações da sociedade civil, igrejas ou organizações religiosas e pessoas físicas.
O relatório aponta que houve pouca variação em relação a 2017. “Não se trata de uma boa notícia, já que nos mantém no mesmo patamar, mostrando que a Cultura de Doação não tem avançado no Brasil”, diz o estudo.
As causas mais populares permanecem as mesmas do ano de 2017, com 52% dos doadores apoiando organizações religiosas ou igrejas, 38% apoiando causas que envolvem crianças e 31% oferecendo ajuda direta a pessoas em situação de vulnerabilidade social (31%).
Em 2017, a média das doações em dinheiro foi de R$ 250, caindo para R$ 200 em 2018, uma queda de 20%.
Principais razões para doar
Sobre as principais razões para doar, o relatório aponta que não houve mudanças desde 2017. “Porque faz com que se sintam bem” é a razão mais comum para a doação, com metade das pessoas citando esse motivo.
“Preocupar-se com a causa” foi a segunda razão mais citada, com 42%. Já “querer ajudar as pessoas menos favorecidas” ficou em terceiro lugar (40%).
Cultura de Doação
Em dezembro de 2018, o IDIS lançou a ‘Campanha por uma Cultura de Doação’, que é baseada em um teste simples. A partir da sua resposta a algumas questões, a plataforma ‘Descubra sua Causa’ te diz com quais causas você provavelmente se identificaria e mostra opções de organizações da sociedade civil que trabalham com essas causas.
O teste pode ser ado neste link.