Eleita a melhor ONG de Brasília em 2024, Abrace encerra o ano com celebração e reforça a importância do voluntariado

Direitos Humanos
Compartilhar

Natal-Magico-2024-Acervo-Abrace-3-1
Foto: Natal Mágico 2024/ Divulgação.

A Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias), que foi eleita pelo Instituto Doar – Certificadora Social e Instituto O Mundo Que Queremos como a melhor ONG do Distrito Federal em 2024, estando entre as 100 melhores do país, realizou no sábado (14/12), o evento Natal Mágico da Abrace. A celebração contou com a participação de mil pessoas, dentre voluntários, parceiros e as crianças assistidas, irmãos e responsáveis. A comemoração aconteceu no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), e teve uma programação recheada de atrações, músicas e brinquedos para todos.

“A Abrace é uma benção na minha vida. Eu vim de Santa Tereza, em Tocantins, com a minha filha, de cinco anos, diagnosticada com leucemia. Ficamos na casa de apoio da instituição enquanto ela faz tratamento no Hospital da Criança e eles nos dão tudo o que precisamos; medicações, viagens até o hospital para fazer tratamento, moradia. Se não fossem eles, não sei o que faria em Brasília”, comentou Maria Conceição, que faz parte de uma de muitas famílias atendidas pela associação.

Os presentes desfrutaram da festa e aproveitaram o evento natalino, com direito a almoço exclusivo, entrega de presentes e a visita do famoso Papai Noel, que chegou ao local em grande estilo dentro de um caminhão de bombeiros. Entre as atrações estavam o grupo musical “Elas que toquem”, o Coral Igreja Jesus Cristo dos Últimos Dias; a animação ficou por conta dos Doutores com Riso e dos Cães DocDogs. Teve também a participação especial do programa Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Alexandre Alarcão, Presidente da instituição, comentou sobre a realização do Natal Mágico e as perspectivas para o ano de 2025. “É um trabalho muito gratificante. Ver o sorriso das crianças, a alegria, a confraternização; isso compensa todo o esforço que temos para realizar o evento. Para 2025, queremos muito trabalhar na geração de renda e no voluntariado, que é a essência da Abrace. Nós queremos fazer várias ações para incentivar o trabalho voluntário nas escolas, pois acreditamos nele como um auxílio na formação do jovem”, afirmou.

O professor e coordenador de escola, Gilson Melo, é voluntário na Abrace há 30 anos, e contou sobre a sua trajetória com a ONG: “A minha história com a Abrace começou por causa do meu trabalho. Eu trabalhava na rede pública e tinha uma aluna que veio do Pará, que teve toda a assistência da Abrace. Eu me apaixonei pelo trabalho da instituição, e em profundo agradecimento por tudo o que fizeram por ela, eu estou há 30 anos com eles e espero continuar mais 30 anos”.

Entre as 100 melhores ONGS do Brasil

Dentre as mais de 800 ONGs do Brasil todo que concorreram ao prêmio, pelo Instituto Doar – Certificadora Social e Instituto O Mundo Que Queremos, a Abrace foi considerada, mais uma vez, a melhor ONG do Distrito Federal. Ela também está na lista das 100 melhores do país. A premiação aconteceu no dia (07/12) em São Paulo, motivado pela gestão, governabilidade, transparência e sustentabilidade financeira.

Sobre a Abrace

Em 1986, um grupo de pais, cujos filhos faziam tratamento de câncer no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), se uniu para ajudar outros pais de crianças que estavam ando pelas mesmas dificuldades. Assim nasceu a Abrace, Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias. Criou o Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que foi doado para a rede da Secretaria de Saúde do DF e atualmente integra o Sistema Único de Saúde – SUS. A Instituição atende, atualmente, 819 famílias e possui 250 voluntários ativos. A ONG contri


Compartilhar