Educação ambiental: alunos da APAE participam de programa da Eucatex em visita à Casa da Natureza de Bofete (SP)
Empresas do Bem
No dia 29 de novembro, 28 alunos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Bofete (SP) participaram de uma vivência de educação ambiental na Casa da Natureza, da Eucatex. O grupo foi recebido como parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), iniciativa da empresa que promove debates sobre temas como fauna, flora, recursos hídricos, silvicultura e resíduos. Durante a visita, os alunos participaram de dinâmicas e atividades que ressaltaram a importância da preservação ambiental de forma ível e inclusiva.
“Foi um pedido da instituição filantrópica que nos deixou muito felizes. É uma oportunidade de contribuir com a conscientização ambiental e com a inclusão social. Além do PEA regular de 2024, com alunos da rede pública de ensino, que foi bem produtivo, tivemos essa edição especial justamente quando completamos 25 anos da iniciativa. Recebemos um público que vai desde os 6 até os 70 anos de idade, além dos acompanhantes”, afirma Luísa Pereira Marques, supervisora socioambiental da Unidade Florestal da Eucatex.
A programação do dia incluiu uma visita ao Viveiro de Pesquisa, em que foram destacados os aspectos gerais da produção de mudas, desde a polinização controlada até a muda pronta para ir a campo.
Para a APAE Bofete, a iniciativa proporcionou um momento de diversão capaz de contribuir para o desenvolvimento pessoal, social e educacional dos alunos: “Este eio foi uma oportunidade única, para que nossos assistidos se conectassem com a natureza e aprendessem a importância da silvicultura para a vida. Eles ficaram encantados com a interação na natureza, com os ensinamentos na Casa da Natureza, o ciclo de vida florestal, e principalmente com as dinâmicas trabalhadas. Esses momentos de conexão com a natureza foram, sem dúvida, alguns dos destaques da visita”, compartilhou a entidade.
O programa
Esta foi a sétima vez em que a iniciativa recebeu alunos que não são de escolas municipais. Anteriormente, o projeto recebeu os colaboradores da Florestal e seus filhos, em 2014; da Escola da Família (com crianças carentes e menores cumprindo medidas socioeducativas), em 2017 e em 2018; a equipe de marketing da Eucatex, em 2015 e em 2023; e ainda realizou um mutirão de plantio de mudas nativas com as crianças do bairro Laguna, em Salto (SP), em 2014.
“São mais de mil alunos participando das nossas atividades apenas nos últimos cinco anos, sendo que, em 2020 e 2021, a pandemia do COVID-19 paralisou as atividades. Queremos mostrar os benefícios ecológicos e os impactos de nossas ações, além de inspirar e mostrar novas possibilidades, pois contratamos, ao longo dos anos, profissionais que participaram do programa no ado. Estamos certos de que nossa missão está sendo cumprida e bem recebida pelas comunidades próximas das nossas instalações”, comenta Luísa Marques em referência às unidades fabris da Eucatex em Botucatu e em Salto.
Em Bofete, o PEA ocorre na Casa da Natureza, localizada na mesma fazenda em que há o viveiro de mudas de pesquisa e o viveiro comercial, importantes para a geração de emprego e renda da região e onde muitos pais e parentes de alunos trabalham. Já em Salto, em 2024, as crianças receberam a iniciativa em suas escolas, com atividades interativas para facilitar o aprendizado.