Educação, a princesa e o abandono de animais

Compartilhar

Crédito da imagem: Fábio Brito (https://bit.ly/2N3TNTD)

Como professora, gosto de fazer uma vivência de andar pela cidade treinando o olhar dos meus alunos para os porquês. Gosto mais das perguntas que das respostas.

Em uma dessas vivências, um aluno me disse: “Por que o mendigo, que não tem nem para ele, mantém essa cachorra?” Transformamos isso no tema da aula e tecemos reflexões que agora tento traduzir para vocês.

Aquele mendigo, lá da Paulista, que tem uma cachorra que se chama Princesa, que fica bem em cima de seus cobertores, no alto de um carrinho de supermercado, totalmente protegida, enquanto ele mesmo fica no chão, aquele mendigo cuida tão bem da cachorra porque bem sabe que ela é o único elo de dignidade que ele pode ter, naquela condição de rua em que ele vive. Ela tem, no mesmo contexto, muito mais chance de sobrevivência que ele.

Ela caça, seduz com olhares pidonhos, enquanto ele desperta pena, nojo e até medo. Enquanto ele acha que cuida da Princesa, ele dá sentido à sua vida e tira da cabeça a ideia de morte, afinal, a Princesa está lá, ele precisa cuidar dela. Porque a Princesa está lá, ele se torna uma pessoa muito melhor, interage com ela, aceita que outros o façam e acaba interagindo com outros também, coisa que não se atreveria a fazer se não fosse porque ela está lá.

Precisamos educar para as relações, para os laços. Quando abandonamos um animal, estamos selecionando que tipo de laços nos parecem melhores, entendendo que algumas vidas valem mais que outras, estamos renunciando nossa chance de desenvolver nossa humanidade pela convivência com uma vida que só é, só existe e que prefere existir com, na relação, no contato.

Uma Associação que acolhe animais, é também um espaço de desenvolvimento humano já que oferece a possibilidade de que se viva a experiência do laço afetivo, de integração pelo amor.

Do que você precisa para ter um animal? Só ser! O animal te ama porque você é!

 

REFERÊNCIAS PARA AVANÇAR NA TEMÁTICA

OSC Cão sem dono – http://www.caosemdono.com.br/

OSC Ampara animal – https://www.atados.com.br/

Texto: os motivos por trás do abandono de um animal de estimação – https://www.affinity-petcare.com/

Pesquisa sobre os motivos que levam tutores a abandonar animais – https://anda.jusbrasil.com.br/

Abandono de animais aumenta 40% nos meses de verão – https://globoplay.globo.com/

Irene Reis dos Santos

É bacharel e licenciada em letras - Português e Espanhol pela FFLCH - USP, especialista em tradução, pesquisando, no mestrado em Ciências da Educação, sobre participação de estudantes na comunidade por meios de Grêmios. Atualmente, leciona espanhol no Instituto Cervantes, contribui com editoras e é diretora da CORE - Comunidade Reinventando a Educação (coreduc.org), entidade do terceiro setor que fomenta parcerias em prol da educação pública. Irene acredita que as vivências interculturais e a aprendizagem baseada em projetos de vida em comunidade são a chave para o complexo desenvolvimento da sociedade planetária.

Compartilhar