Edital seleciona propostas para restauração de áreas degradadas da Amazônia
EditaisAs inscrições para o Restaura Amazônia estão abertas até o dia 21 de junho. O objetivo do edital é recuperar 15 mil hectares de vegetação nativa da Amazônia, nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão

A Conservação Internacional (CI-Brasil), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Fundo Amazônia e a Petrobras, está com inscrições abertas para a iniciativa Restaura Amazônia, que financiará projetos de restauração ecológica em sete estados brasileiros. As organizações sem fins lucrativos interessadas podem se inscrever até o dia 21 de junho de 2025, às 18h.
O edital busca recuperar 15 mil hectares de vegetação nativa da Amazônia, nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão, transformando o chamado “Arco do Desmatamento” em um “Arco da Restauração”. Coordenado pela CI-Brasil nos estados do Pará e Maranhão, o projeto oferece financiamento não reembolsável para ações de restauração com espécies nativas e Sistemas Agroflorestais (SAFs).
Podem participar deste edital as associações civis e fundações privadas nacionais, com registro legal no Brasil há pelo menos dois anos. Além disso, pelo menos 50% das áreas de intervenção devem estar em Assentamentos da Reforma Agrária, mas também são elegíveis Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Territórios Quilombolas, áreas públicas não destinadas e áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) em imóveis rurais de até quatro módulos fiscais.
Fora o aporte financeiro, a iniciativa visa fortalecer a cadeia produtiva da restauração, capacitar profissionais e promover benefícios socioambientais como a conservação da biodiversidade e a remoção de dióxido de carbono da atmosfera.
Mais informações estão disponíveis no site da Conservação Internacional Brasil. Se quiser saber mais sobre outras chamadas, e a Central de Editais, iniciativa do Observatório do Terceiro Setor em parceria com a Prosas.