Edital seleciona projetos de educação para comunidades quilombolas

Direitos Humanos
Compartilhar

A chamada do Fundo Casa Socioambiental está com inscrições abertas até o dia 25 de março. Os projetos selecionados receberão até 50 mil reais cada

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O Fundo Casa Socioambiental abriu inscrições para o edital “Educação para o Bem Viver Apoio às comunidades quilombolas por uma educação antirracista”. Em parceria com a Imaginable Futures, a chamada foca em fortalecer a resiliência das comunidades quilombolas por meio de ações para o enfrentamento das desigualdades e racismo na educação, valorizando saberes, culturas e práticas locais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de março, no site do Fundo Casa Socioambiental.

Estão aptos a participar, organizações comunitárias quilombolas e entidades da sociedade civil que atuam em parceria com comunidades quilombolas no Brasil. Elas devem estar comprometidas com a promoção de uma educação equitativa e antirracista alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.

Essas diretrizes, determinadas em resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), em 2012, são orientações que definem como deve ser a educação escolar das comunidades quilombolas. Elas representam uma conquista fundamental para garantir educação adequada, antirracista e alinhada aos saberes tradicionais dessas comunidades.

O edital selecionará projetos alinhados ao enfrentamento das desigualdades e do racismo no campo da educação. Desse modo, a chamada foca em iniciativas que cumpram atividades como: fortalecimento da gestão escolar, formação de educadores e promoção da equidade racial e a consolidação das ações de incidência e trabalho em rede.

Abrangendo todo território nacional, a chamada disponibilizará o valor total de 1 milhão de reais para apoio. Ao todo, serão até 20 projetos selecionados, os quais receberão até 50 mil reais cada. Vale destacar que a liberação dos recursos financeiros ocorrerá 90% no início do projeto e 10% após aprovação do relatório final.

O edital “Educação para o Bem Viver Apoio às comunidades quilombolas por uma educação antirracista” faz parte de uma iniciativa mais ampla do Fundo Casa. Iniciada em 2023, com foco na educação indígena, agora amplia-se para incluir a educação quilombola, reforçando o compromisso da organização em apoiar e promover a educação de povos tradicionais em suas especificidades culturais e territoriais. 

Os interessados podem conferir mais detalhes do edital no site do Fundo Casa, onde também é possível se inscrever.

O Fundo Casa Socioambiental é uma organização engajada em promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul.


Compartilhar