Edital seleciona iniciativas para proteção da Mata Atlântica

Editais
Compartilhar

A chamada do Fundo Casa Socioambiental está com inscrições abertas até o dia 10 de março. Os projetos selecionados receberão até 60 mil reais cada

Imagem: Freepik

O Fundo Casa Socioambiental está com chamadas abertas para o edital Mata Atlântica Viva, apoiando soluções para conservar e regenerar o bioma. As Organizações sem fins lucrativos do Brasil podem inscrever suas iniciativas até o dia 10 de março. Serão apoiados até 53 projetos no valor de até R$ 60.000,00 cada.

A primeira chamada, realizada em 2023, contemplou 45 iniciativas nos territórios de Mata Atlântica em estados do sul e sudeste como: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nessa segunda edição, o edital amplia a área geográfica e os possíveis eixos de atuação para as organizações.

O edital Mata Atlântica Viva tem o propósito de impulsionar projetos que potencializem a autonomia de organizações, permitindo as comunidades a liderarem iniciativas socioambientais focadas na proteção do bioma. Para participar, as entidades devem conhecer os eixos prioritários definidos pela chamada. Sendo eles:

  • Apoios às ações comunitárias e de geração de renda: ações que permitam cuidar dos territórios degradados, mediante educação ambiental, saneamento, resíduos sólidos, entre outras soluções, assim como atividades de fortalecimento das cadeias produtivas locais com foco na geração de renda e manutenção das tradições das populações locais (ex.: agroecologia, turismo local de aventura e de natureza, culinária tradicional, entre outros);
  • Recuperação e Restauração da Mata Atlântica: ações de recomposição vegetal são urgentes na Mata Atlântica, em especial em região de nascentes e recomposição de bacias hidrográficas. São bem vindos projetos com foco neste eixo, em especial, com a utilização de técnicas das populações tradicionais e de sistemas agroflorestais.
  • Incidência em políticas públicas: participação da sociedade civil no desenvolvimento de políticas relevantes para a conservação da Mata Atlântica, incluindo a inclusão em comitês de bacias hidrográficas, Conselhos de Unidades de Conservação e Conselhos Municipais de Meio Ambiente. 
  • Prevenção de desastres: estratégias locais para minimizar efeitos de eventos climáticos extremos.

Existem alguns critérios de elegibilidade que as organizações devem seguir para participar do edital. Elas precisam representar comunidades locais ou tradicionais, rurais ou urbanas, desenvolvedoras de  atividades de baixo impacto ao meio ambiente. Existe também a necessidade de estar com a documentação em dia e ter possuído, em 2024, um orçamento institucional de até 300 mil reais.

As inscrições são submetidas exclusivamente pelo sistema digital de inscrição de projetos do Fundo Casa, o CasaDigital. Para mais informações sobre a iniciativa, basta ar o site do edital.

O Fundo Casa Socioambiental é uma organização engajada em promover a conservação e a sustentabilidade ambiental, a democracia, o respeito aos direitos socioambientais e a justiça social por meio do apoio financeiro e fortalecimento de capacidades de iniciativas da sociedade civil na América do Sul.


Compartilhar