Edital do Memorial da Resistência de SP seleciona propostas jornalísticas
Direitos HumanosO edital “Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos”, do Memorial da Resistência de SP, selecionará duas propostas que contribuam com a preservação das memórias relacionadas a períodos ditatoriais no Brasil. As inscrições vão até o dia 10 de fevereiro

O Edital do Memorial da Resistência de São Paulo contempla pesquisadores, jornalistas, comunicadores e coletivos jornalísticos brasileiros. Com o tema “Ditadura e Metrópole: Direito à cidade e redesenho urbano de São Paulo”, a chamada selecionará 2 propostas jornalísticas para contemplar com bolsas de 5 mil reais. As inscrições vão até o dia 10 de fevereiro.
Esta é a quarta edição do edital Memórias do Presente: Comunicação em Direitos Humanos, cujo objetivo é incentivar pesquisas e peças jornalísticas que contribuam com a preservação das memórias relacionadas a períodos ditatoriais no Brasil e em defesa dos direitos humanos. Além da bolsa, as propostas escolhidas pela comissão são publicadas no site do Memorial da Resistência e divulgadas nas redes sociais do museu.
O enfoque do edital neste ano são as memórias de resistência e luta por moradia, tratando do direito, ou não, à cidade. A proposta é que seja considerado o contexto de transformação urbanística da região metropolitana de São Paulo, ocorrida no período ditatorial. Afinal, esse modelo urbanístico foi responsável por potencializar as desigualdades sociais na cidade e perpetuar dinâmicas de exclusão e marginalização.
Para obter mais informações e ar o regulamento completo, basta conferir o site do Memorial da Resistência de São Paulo. Lá também é possível realizar as inscrições para o edital.
Sobre o Memorial da Resistência de São Paulo
Aberto ao público em 2009, o Memorial da Resistência de São Paulo é um museu de história dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil. O espaço tem como missão a valorização da cidadania, da pesquisa e educação a partir de uma perspectiva plural e diversa sobre o ado, o presente e o futuro.