Edital do Fundo Brasil fortalecerá projetos sociais em direitos humanos

Compartilhar

O edital “Vozes por Direitos e Justiça”, do Fundo Brasil de Direitos Humanos, é destinado a organizações da sociedade civil engajadas no combate à discriminação; com investimento total de R$800 mil, iniciativa tem inscrições abertas até 29 de fevereiro de 2024

Foto: Adobe Stock

Por Redação

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Fundo Brasil de Direitos Humanos lançou o edital “Vozes por Direitos e Justiça: fortalecendo a autonomia e a ação da sociedade civil“. Essa iniciativa convoca grupos, coletivos e organizações de base engajados no enfrentamento à discriminação e à violência contra populações vulneráveis a submeterem propostas para apoio às suas atividades.

O edital busca selecionar pelo menos 20 instituições, com um investimento total de R$800 mil. Para participar, interessados podem ar o site do Fundo Brasil de Direitos Humanos e realizar inscrições até o dia 29 de fevereiro de 2024.

A proposta do edital é apoiar o fortalecimento institucional de grupos, coletivos e organizações envolvidos na defesa de direitos, enfrentando retrocessos democráticos e ampliando vozes em prol da justiça e dos direitos.

Dentre os temas contemplados estão a defesa dos direitos das mulheres, em especial das mulheres negras, indígenas, de populações tradicionais, da comunidade LGBTQIAPN+ e com deficiência; a luta dos trabalhadores rurais pelo direito à terra e ao território; o combate à violência contra defensores socioambientais; a enfrentamento ao racismo, incluindo o religioso; a defesa dos direitos de migrantes e pessoas refugiadas; a garantia do direito à saúde, incluindo direitos sexuais e reprodutivos; e a defesa dos direitos da juventude, com foco na violência do Estado e no genocídio da juventude negra.

O edital também contempla iniciativas que abordem contranarrativas frente ao discurso de ódio, intolerância e desinformação.

O Fundo Brasil de Direitos Humanos, responsável pela realização do edital, é uma fundação independente e sem fins lucrativos, estabelecida em 2006 por ativistas com a missão de promover o respeito aos direitos humanos no país. A fundação atua como uma ponte entre doadores e organizações da sociedade civil, captando recursos para apoiar projetos que lutam por direitos fundamentais e combatem desigualdades, violência institucional e discriminação em todo o território nacional.

O edital está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa.


Compartilhar